| 11/06/2009 06h10min
Passados os compromissos pelas Eliminatórias, a Seleção Brasileira volta agora suas atenções para a Copa das Confederações. A competição começa neste domingo, na África do Sul, reunindo os campeões das seis confederações (América do Sul, América do Norte, Europa, África, Oceania e Ásia) mais o país-sede e os atuais campeões do mundo. Saiba mais sobre Egito, Estados Unidos e Itália, que enfrentam o Brasil na primeira fase, durante a próxima semana:
Egito — adversário de 15/06, às 11h
Há décadas, representantes da África incomodam os grandes do futebol mundial. O candidato da vez é o Egito. De acordo com a Fifa, Apesar de não ter se classificado para a última Copa do Mundo, o time tem jogado o futebol mais consistente do
continente, coroado com o título invicto na Copa da África 2008, segundo a Fifa.
A seleção atual tem
muitos jogadores oriundos da equipe que ganhou a medalha de prata do Mundial Sub-20 de 2001. Uma das estrelas é Mohamed Aboutrika, que enfrentou o Inter na semifinal do Mundial de Clubes de 2006, pelo Al-Ahly. Ele foi o autor do gol do título egípcio na final contra Camarões, no ano passado, em Gana (foto). Amr Zaki e Mohamed Zidan são os outros destaques do time.
Estados Unidos — adversário de 18/06, às 11h
Com dinheiro mas sem tradição internacional, o futebol norte-americano aproveita a Copa das Confederações para tentar novamente um resultado significativo em nível mundial.
— A Copa das Confederações é uma grande oportunidade para jogarmos frente a equipes de alto nível, e assim ganharmos mais experiência — diz o
técnico Bob Bradley.
Bradley leva à África do Sul o melhor jogador do país, o artilheiro Landon
Donovan, do Los Angeles Galaxy, o experiente capitão Carlos Bocanegra, e também algumas revelações. O atacante Freddy Adu, 20 anos, surgiu como uma grande promessa, mas ainda não confirmou. Ele pertence ao Benfica e está emprestado ao Monaco, da França. Outra novidade é o goleiro mexicano naturalizado norte-americano Luis Robles, que defende o Kaiserlautern, da Alemanha.
Itália — adversário de 21/06, às 15h30min
Classificada para a Copa das Confederações como campeã da última Copa do Mundo, a Itália mantém a base da seleção que conquistou o tetra. Até o técnico Marcelo Lippi, que havia deixado o comando da equipe, voltou após o fracasso da Azzurra na Euro 2008 — a Azzurra foi eliminada pela
Espanha nas quartas de final, nos pênaltis (foto). Lippi convocou 13 jogadores que estavam na Alemanha, entre eles o
zagueiro Cannavaro (eleito o melhor jogador do mundo em 2006), os meio-campistas Pirlo e Gattuso e o atacante Luca Toni.
Questionado sobre qual seria o confronto mais importante da primeira fase, o técnico curiosamente não aponta o clássico contra o Brasil. Diz que será o primeiro, contra os Estados Unidos. Vindo de derrota para o Brasil por 2 a 0 em um amistoso em Londres, o técnico elogia a Seleção de Dunga, mas alega que fez muitas experiências naquela partida.
— Os brasileiros são muito fortes. São rápidos quando atacam, um time muito perigoso. Nossos estilos são muito diferentes, então não podemos fazer comparações — afirma.