| 07/06/2009 20h43min
O Fluminense talvez tenha sido menos apático do que o Botafogo e, com a categoria de Fred, que marcou um belo gol no fim, venceu o clássico por 1 a 0, neste domingo, no Maracanã.
Os torcedores que foram ao estádio tiveram que aturar 45 minutos sofríveis. Sem inspiração, ambos os times penaram para criar algo de produtivo. A preocupação, na verdade, parecia maior em não levar gols, dada a crítica situação de Fluminense e Botafogo na tabela.
Mesmo sem alterações, as duas equipes voltaram para o segundo tempo mais motivadas e passaram a arriscar. Se o jogo ainda não era lá grande coisa, pelo menos em alguns contra-ataques Tony e Thiago Neves assustaram. A partir do vigésimo minuto, entretanto, a apatia e acomodação tornaram a rondar o campo.
Com isso, muitas vaias foram ouvidas. Em seguida, Ney e Parreira trataram de agir, praticamente ao mesmo tempo. Leandro Amaral, depois de muito tempo, e Maurício entraram, para as saídas de Carlos Eduardo e Thiago
Neves. Insistentes, os passes errados
se multiplicavam.
E, para piorar de vez, veio a chuva. Era o ingrediente que faltava para que o pontinho conquistado na noite fria de domingo fosse alçado à condição de valioso, embora não melhorasse nada a situação das equipes. Só que um jogador ainda não desistira de acabar com a monotonia do clássico.
Aos 43, Fred foi lançado e, num cochilo da zaga adversária, deu um lençol em Renan e completou para o gol vazio.