| 07/06/2009 07h13min
A partir desta segunda-feira, Paulo Autuori dispõe de uma semana para fazer com que os jogadores do Grêmio desaprendam o 3-5-2, utilizado há um ano. O 4-4-2, preferido pelo técnico por permitir maiores variações durante uma mesma partida, passa a ser ensaiado após a folga de dois dias concedida ao grupo.
— O 4-4-2 é o esquema mais tradicional do futebol brasileiro. Não será difícil assimilar — acredita o volante Túlio, que ganhará uma vaga no time, ao lado de Adilson.
A primeira providência de Autuori será encontrar um lateral direito para o jogo contra o Fluminense, dia 14, no Maracanã. Ruy e Joilson, as alternativas para a função, estão suspensos. O mais provável é que o técnico improvise o volante Makelele na posição.
Por enquanto, o treinador não precisará sacrificar um dos três zagueiros para implantar seu modelo. Como Réver também cumprirá suspensão, ele utilizará Léo e Rafael Marques juntos. Já na partida contra o Caracas, dia 17,
pela Libertadores, a tendência é que Rafael
Marques passe para a reserva.
— Um dos três irá sobrar. Se for para o bem do time, temos que aceitar — afirma Léo.
Autuori chegou ao Olímpico há três semanas. Uma delas foi consumida na viagem a Caracas e Salvador, o que praticamente retirou o tempo para treinamentos.
— Vou usar os próximos dias para fazer tudo o que não consegui até agora — comemora o treinador.