| 06/06/2009 06h10min
Depois da vitória do Grêmio de 3 a 0 sobre o Náutico, o Estádio Olímpico vive um novo astral. Agora, Paulo Autuori terá até o dia 14 de junho para preparar a equipe e, finalmente, implantar o esquema 4-4-2 no time tricolor. Para o centroavante Alex Mineiro, os jogadores já estão acostumados ao sistema tático que o treinador deseja. Mas, mesmo assim, o atleta acredita que o tempo até o próximo duelo será importante para que o grupo compreenda melhor às novas funções de cada um no time:
– Todos sabem administrar muito bem o esquema 4-4-2. Mas o tempo de assimilação vai depender do que o Paulo colocar para cada jogador. Acredito que será rápido. A assimilação do trabalho será feita no dia-dia. Nos treinamentos – revela o atacante.
Com Paulo Autuori no comando, Alex Mineiro ganhou novo ânimo para jogar. O centroavante desembarcou em Porto Alegre no início do ano com muito prestígio, mas não se firmou e acabou perdendo a posição de titular. O jogador teve boa atuação contra o Náutico e espera se fixar como companheiro de Maxi López a partir de agora:
– Eu sempre joguei como segundo atacante, com a liberdade de buscar a bola, tabelar com os meias. Mas esta função ficou um pouco esquecida pela necessidade das equipes que eu passei. Mas voltei a jogar nesta função e me senti muito bem. Tenho certeza que daqui para a frente será vida nova aqui no Grêmio com a nova função. Vou fazer de tudo para me manter no time titular – afirma Alex Mineiro.
A mudança já anunciada pelo técnico Paulo Autuori afetará diretamente o jogador Léo. Com o 3-5-2 com os dias contados, um zagueiro terá que deixar a equipe para a entrada de um meio-campista. O atleta destaca a importância de um tempo maior para treinar o novo esquema, mas não lamenta a saída de um defensor:
– Com três zagueiros, quem está lá atrás fica com mais liberdade para sair pelas beiradas. Mas se for para o bem da equipe tudo bem – disse Léo.
Apesar da semana inteira para treinar o novo sistema, o zagueiro Léo sabe que será muito difícil tudo correr perfeitamente no Maracanã:
– O Paulo vem passando a ideia dele nos treinos técnicos e táticos. Aos poucos ele vai implantar para que a gente faça isto bem nos jogos. No início pode acontecer alguns erros, mas isto é normal.
Com a suspensão de Réver, os volantes Tulio e Adílson estão confirmados formando o quarteto no meio-campo com Tcheco e Souza. O jogador contratado recentemente junto ao Corinthians afirma que o treinador ainda não passou nada para eles em relação ao time que joga no Rio de Janeiro. mas deixa clara a sua preferência:
– Eu prefiro jogar como segundo volante pela direita. Gosto de ter a liberdade de chegar um pouco mais a frente. Mas em primeiro lugar tem que sempre estar a marcação
O período de preparação para o jogo contra o Fluminense começa na segunda-feira. Os jogadores terão o final de semana de folga e depois o trabalho será duro no Estádio Olímpico.