| 05/06/2009 11h27min
A seleção uruguai treinou nesta quinta-feira dois esquemas táticos para enfrentar o Brasil, às 16h de sábado em Montevidéu, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo da África do Sul. No treinamento, realizado no Estádio Centenário sem o acesso da imprensa, o técnico Oscar Tabárez formou seu time com Sebastián Viera, Maximiliano Pereira, Carlos Valdez, Diego Godín e Martín Cáceres; Jorge Martínez, Diego Pérez, Sebastián Eguren e Alvaro Pereira; Luis Suárez e Diego Forlán no ataque. As informações são do GloboEsporte.com.
Durante o treinamento, o técnico modificou o sistema 4-4-2 para 3-4-1-2, com Cáceres, Godín e Valdez na zaga, Pereira na zona de volantes e Martínez mais adiantado, fazendo a ligação com o ataque. Tabárez trocou o goleiro Juan Castillo por Viera, Jorge Fucile por Valdez na lateral esquerda, e Diego Arismendi por Pérez no meio-de-campo.
Perguntado pela imprensa qual será o time final, o técnico escondeu o jogo:
– A equipe? Não vou dizer nada à imprensa. Também não vou enviar uma carta ao Dunga – declarou.
Tabárez só revelou que vai empregar um esquema tático ortodoxo contra a Seleção Brasileira, que tem um setor defensivo muito sólido. Diego Pérez, do Mônaco-FRA, que se recupera de uma lesão e realizou um trabalho diferenciado, treinou bem nesta quinta e pode entrar contra o Brasil.
O certo é que o zagueiro Diego Lugano e o volante Cristian Rodríguez, ambos suspensos, não estarão em campo. O meia Alvaro Pereira disse que o Uruguai respeita o Brasil, mas tem raça e atitude suficientes para "passar por cima dos brasileiros":
– Será um jogo difícil, porque sabemos perfeitamente quem são – salientou.
O volante Sebastián Eguren, do Villarreal, destacou que o Brasil é um time com muita história, que ganhou muitos títulos no mundo e que merece respeito, mas lembrou que ninguém vence de véspera, apenas com tradição:
– Estamos muito bem e nos sentimos fortes, temos todas as possibilidades de ganhar – explicou.
Tabárez programou para esta sexta-feira o último treino, com jogadas de bola parada. O clássico será realizado no Estádio Centenário sob um severo esquema de segurança.