| 02/06/2009 21h31min
Com uma vitória por 101 a 90 sobre o Minas, o Brasília fez 3 a 1 na série semifinal e garantiu vaga na decisão do Novo Basquete Brasil (NBB), contra o Flamengo. A partida da noite desta terça foi disputada no ginásio Juscelino Kubitschek, em Belo Horizonte.
As finais começam a ser disputadas na próxima terça, às 19h, na capital federal. Será uma reedição do ano passado, quando o Flamengo sagrou-se campeão. A equipe brasiliense busca seu segundo título nacional (o primeiro foi em 2007). Já o time rubro-negro vai em busca do sexto.
O jogo começou com um primeiro quarto equilibrado, com pequenos erros do Minas. Os donos da casa saíram na frente, mas logo pararam e foram superados no placar. Foram necessários quase quatro minutos para que os mineiros voltassem a pontuar. Já no final, faltando apenas três segundos para terminar a primeira parcial, Valtinho sofreu uma falta desnecessária, dentro do seu garrafão. Nos lances livres, abriu a maior diferença do jogo até então, seis pontos (27 a 21).
No segundo quarto, as equipes voltaram com uma disposição parecida à do primeiro. O Minas corrigiu os erros de marcação e conseguiu reagir, forçando o pivô Estevam, do Brasília, a cometer duas faltas em menos de um minuto, assim como Cipriano, que já somava três faltas individuais no primeiro tempo. Com isso, a diferença caiu para apenas dois pontos (35 a 33). O trabalho de marcação do time da casa funcionou e, faltando um minuto para o final, o jogo estava empatado em 44 a 44. Ainda assim, o Brasília teve tempo de anotar mais quatro pontos e fechar em 48 a 44.
O terceiro quarto começou com o Minas muito bem em quadra. Murilo deu dois belos tocos e animou a torcida de Belo Horizonte. Com a diferença em apenas um ponto, Mineiro cometeu uma falta sem bola e deu a posse para o Minas. Mas Arthur, da linha de três, acertou um chute importante para os visitantes. Com 7min40 para o fim do período, o armador Ratto teve que deixar a quadra para cuidar de um sangramento na unha da mão direita, resultado de uma bolada.
O Minas cresceu no jogo com o belo passe, de costas, de Sucatzky para Murilo, que subiu para a enterrada. Neste momento a diferença era de três pontos. Com menos de dois minutos para o fim do terceiro período, o Minas passou a frente, 62 a 61. Mas o momento chave do jogo aconteceria faltando apenas 40 segundos para terminar esse quarto: o Brasília abriu cinco pontos, diferença ampliada na quarta parcial.
Faltando pouco mais de oito minutos para o término da partida, Alex acertou uma bola de três, deixando o Brasília 10 pontos na frente – a maior diferença até então, ampliada para 13, logo em seguida. Obrigado a reagir, o Minas se perdeu em quadra, permitindo que os visitantes ampliassem ainda mais a vantagem (18), em mais um arremesso de três, dessa vez de Ratto. A partir daí, o Brasília apenas administrou o jogo.
Com informações do site Globoesporte.com.