| 30/05/2009 23h24min
Se nas duas primeiras partidas da série da semifinal do Novo Basquete Brasil, a Ciser/Araldite/Univille conseguiu jogar em igualdade contra o Flamengo e mesmo assim perdeu, no terceiro confronto a equipe joinvilense não conseguiu segurar a força do adversário. Neste sábado, no Ginásio da Tijuca, o Flamengo venceu por 109 a 94 o jogo, a série por 3 a 0 espera o adversário da final que deve sair do confronto entre Minas e Universo/Brasília.
A partida começou equilibrada, com os dois times se revezando na frente no placar. Joinville conseguia impor a força defensiva e o rubro-negro a força ofensiva. Um equilíbrio que ficou demonstrado no placar do final do primeiro quarto, com 28 a 24 para os flamenguistas. A equipe joinvilense tinha conseguido a primeira missão no jogo: evitar que o adversário abrisse grande diferença. Na etapa seguinte, o armador Marcelinho começou a fazer a diferença.
A marcação da Ciser passou a dar bobeira e deixar o principal jogador do Flamengo
arremessar da linha dos
três pontos. Marcelinho não foi o único a fazer três pontos nos arremessos, mas liderava a equipe em quadra, abriu 17 pontos de diferença e foi para o intervalo com vitória parcial por 61 a 44.
No terceiro quarto, o drama da equipe joinvilense continuou. Enquanto a bola no ataque não entrava, as jogadas não encaixavam. Do outro lado da quadra, o adversário era mais eficiente, errava pouco e aumentava a vantagem, que chegou a 28 pontos. No final do terceiro quarto, diminuiu para 23 pontos, mesmo assim, com o Flamengo vencendo por 86 a 63. Para o rubro-negra bastava administrar o resultado.
O técnico flamenguista Paulo Chupeta passou a poupar o time, colocando boa parte dos reservas em quadra. Na superação e sem desistir da disputa, os jogadores da Ciser tentaram reduzir a diferença. Apesar do esforço, acabou sofrendo a derrota por 109 a 94. No final, o técnico Alberto Bial elogiou a dedicação do grupo da Ciser e destacou a força do projeto de basquete joinvilense.
— Viemos aqui com um
investimento quatro vezes menor que nosso adversário e enfrentamos com igualdade. Mostramos que temos grandes jogadores, com muita qualidade e muito caráter — disse o treinador.