| 29/05/2009 11h25min
A expectativa para a decisão da Fifa na escolha das 12 sedes brasileiras da Copa de 2014 é grande. O anúncio será no próximo domingo, em Nassau, nas Bahamas, e Porto Alegre é considerada uma das favoritas. O vice-prefeito e secretário da Copa José Fortunati garante que está confiante, embora, ao mesmo tempo, esteja com um “frio na barriga”.
– Obviamente, estou confiante. Mas não tenho como ter certeza, já que é uma decisão coletiva. Vem de todo o processo que construímos comparativamente com as outras cidades concorrentes. Creio que estamos muito bem pela nossa tradição futebolística e infraestrutura. Claro que o frio na barriga vai continuar até o anúncio – disse Fortunati.
Otimista, a Secretaria Extraordinária para a Copa de 2014 está planejando uma grande festa para domingo no Parque Farroupilha para aguardar pelo anúncio. Batizado de "O Dia da Copa", o evento proporcionará, a partir das 11h30min, atividades culturais e esportivas, além de shows musicais e de humor.
Mãos na obra a partir de segunda
Se a capital gaúcha for escolhida como sede da Copa de 2014, segunda-feira iniciará uma nova fase para a Secretaria. Com a confirmação oficial, será a hora de começar a “colocar a mão na massa”, segundo Fortunati.
– Até então, estávamos pensando os projetos, estabelecendo possibilidade de parcerias. Com a confirmação, vamos partir para outra situação e botar a mão na massa. Não estamos falando mais no plano teórico e sim no prático. Teremos que agilizar a busca de recursos e relação com o governo federal – projeta.
A prefeitura planeja investir em praticamente todas as áreas da cidade, como saúde, transporte e segurança. Embora a Copa seja só em 2014, a Secretaria começará a trabalhar contra o tempo.
– Serão projetos com tempo determinado, com cronograma de trabalho. Porto Alegre de 2014 será razoavelmente diferente da cidade em 2009, pra melhor. Não estamos preparando a cidade para o turismo, mas para os moradores. Ficará um grande legado de tudo isso – explica o vice-prefeito.
Secretário evita comparações
Fortunati evita comparar as obras no Pan-Americano no Rio de Janeiro com a preparação na capital gaúcha:
– O Pan-Americana não é um bom exemplo. No Rio, foi construída uma vila olímpica, no qual somente uma pequena parte se beneficiaria. Não tem nada a ver com uma Copa do Mundo.
Para o vice-prefeito, inclusive, não é possível comparar Porto Alegre com as outras possíveis sedes brasileiras. Fortunati conta que a cidade se baseará apenas em Durban, cidade da África do Sul que conta com 2,7 milhões de habitantes e que será uma das sedes de 2010.
– Comparamos Porto Alegre com Porto Alegre, analisando cada um dos itens. Temos os nossos próprios indicadores. Comparamos nossa cidade com Durban, uma cidade com tamanho e problemas parecidos com a capital gaúcha – finaliza, explicando que a Secretaria
viajará para a África do Sul em junho para acompanhar a Copa das
Confederações.
Fortunati (E) está otimista para a confirmação de Porto Alegre como uma das sedes
Foto:
Divulgação/CBF