| 28/05/2009 23h57min
O Palmeiras saiu ganhando do Nacional no Palestra Itália, na noite desta quinta, pelo jogo de ida das quartas-de-final na Copa Libertadores. Depois do primeiro tempo em 0 a 0, Diego Souza abriu o placar com um chute de fora da área, aos 10 da etapa complementar. Mas a vantagem durou somente até os 35 minutos, quando García empatou para o time uruguaio: 1 a 1.
A partida da volta será em Montevidéu, no próximo dia 17 de junho. Empate sem gols garante o time uruguaio na semifinal. Um novo 1 a 1 leva a decisão para as penalidades. Caso ocorra uma igualdade por mais de um gol, o time brasileiro também segue na competição – nesta etapa, o gol fora de casa tem um peso maior.
O jogo
O Palmeiras começou bem na partida. Aos poucos, no entanto, o Nacional foi controlando o jogo e chegou até a levar mais perigo durante alguns momentos. Em toque de cabeça dos uruguaios dentro da área, o goleiro Marcos fez excepcional defesa, segurando a bola quase em cima da linha do gol.
Aos 28 minutos da etapa inicial, o técnico Vanderlei Luxemburgo foi ousado. Tirou Souza e Capixaba para colocar Marquinhos e Obina, fazendo do Palmeiras um time mais ofensivo. Apesar de ficar mais na frente, não chegou a ter a superioridade esperada. Keirrison quase marcou, após lindo toque de Diego Souza, mas o placar do primeiro tempo não saiu do 0 a 0.
O intervalo sem gols fez o Palmeiras voltar ainda mais ofensivo e, de tanto pressionar, saiu o gol. Após longa troca de passes, Diego Souza arriscou de longe e marcou, contando com falha de Muñoz, aos 10 minutos.
A partir daí o jogo passou a ficar morno. O Nacional não mudou a postura mesmo em desvantagem no placar. O Palmeiras até buscou ampliar, mas mostrava satisfação com o empate, já que com o mesmo resultado em casa, conseguiu eliminar o Sport nas oitavas-de-final.
Os uruguaios davam a impressão de que estavam entregues até que, em um lance isolado, García desviou chute que de
Morales, que ia sem direção, e empatou o jogo
aos 35.
Fica do jogo:
Palmeiras (1)
Marcos, Marcão, Danilo e Maurício Ramos; Fabinho Capixaba (Marquinhos, 28’/1ºT), Pierre, Souza (Obina, 28’/1ºT), Cleiton Xavier e Pablo Armero; Diego Souza e Keirrison (Jumar, 29’/2ºT). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Nacional (1)
Muñoz, Matías Rodriguez, Coates, Victorinoe Romero; Arizmendi, Fernandez, Morales e Lodeiro (Roberto Brum, 44’/2ºT); Medina (Garcia, 29’/2ºT) e Biscayzacú (Angel Morales, 22’/2ºT). Técnico: Gerardo Pelusso.
Estádio: Palestra Itália, São Paulo (SP).
Data/hora: 28/05/2009, às 22h.
Árbitro: Carlos Torres (PAR).
Assistentes: Rodney Aquino (PAR) e Milciades Saldivar
(PAR).
Renda/público: R$1.295.281,24 / 24.737 pagantes.
Gols: Diego Souza, 10’/2ºT (Palmeiras) e Garcia, 35’/2ºT (Nacional).
Cartões amarelos: Armero, Jumar e
Obina (Palmeiras); Morales (Nacional).
Cartões vermelhos: Roberto Brum (Nacional).