| 28/05/2009 03h51min
Apontado como propulsor de dramas familiares, violência urbana e mortes de usuários, o crack está no centro da nova campanha institucional do Grupo RBS.
Veja como será o Painel RBS
Com o slogan Crack, Nem Pensar, a iniciativa será lançada hoje, durante a 10ª edição do Painel RBS, encontro que vai reunir especialistas para debater o problema, e será transmitido ao vivo por Rádio Gaúcha, TVCOM e pelo site www.painelrbs.com.br. O ministro da Justiça, Tarso Genro, deverá participar de Brasília.
> Envie sua
pergunta sobre o problema do crack. Ela poderá ser respondida no Painel RBS
Calcula-se que, atualmente, mais de 50 mil gaúchos padeçam devido aos malefícios provocados pelo crack – número que poderá aumentar para 300 mil ao longo dos próximos três anos, tamanha é a voracidade com que ataca suas vítimas. Além de provocar dependência profunda e imediata, deteriora o corpo e compromete a vida social dos usuários. Acredita-se que a busca desesperada pela droga e as desavenças envolvendo o tráfico respondam por aproximadamente 60% dos crimes registrados pela polícia, por exemplo.
O avanço da chamada epidemia do crack será discutido hoje no Painel RBS, evento que marca o início de uma mobilização da RBS destinada a conscientizar público e autoridades sobre a importância de barrar o avanço da droga e encontrar soluções para o problema. Será exibido, hoje, um vídeo durante o programa Jornal do Almoço, na RBS TV, e, a partir de amanhã, será deflagrada a campanha completa, incluindo peças publicitárias em rádio, TV, jornal e internet, além da produção de
reportagens.
Discussão reúne especialistas de saúde e segurança pública
Na internet, haverá um site onde será possível fazer o download dos materiais de divulgação, além de consultar informações sobre como buscar auxílio (www.cracknempensar.com.br). A iniciativa também tem como objetivo mobilizar instituições que podem contribuir para reduzir o apelo do crack, como da área de saúde e segurança, por meio de reuniões periódicas de trabalho.
– É um projeto com três pilares: institucional, publicitário e editorial. E o importante é que todas as instituições que têm relação com isso, seja na área de prevenção, repressão ou recuperação serão mobilizadas para tratar do assunto. Isso é importante para que o projeto não seja só uma campanha de comunicação, mas um mutirão para buscar soluções e tentar erradicar o crack do Estado – afirma a diretora de Marketing Corporativo da RBS, Lúcia Bastos.
O Painel
RBS de hoje, previsto para ocorrer das 14h às 16h, terá
a mediação do jornalista Tulio Milman e vai reunir especialistas de diversas áreas, como segurança, saúde, comunidade e Direito para debater o assunto.
O ministro da Justiça, Tarso Genro, deverá participar da conversa por meio de um link de vídeo diretamente de Brasília.
O painel será dividido em quatro blocos, e transmitido por rádio, TV e internet. Zero Hora publicará um resumo das principais ideias amanhã.
COMO SERÁ O PAINEL
A 10ª edição do Painel RBS ocorre hoje, das 14h às 16h, no andar do prédio administrativo da RBS, na Av. Erico Verissimo, 400. A mediação será do jornalista Tulio Milman.
Quem participa
Primeiro bloco
> Manoel Soares - Repórter da RBS TV e integrante da Central Única das Favelas (Cufa)
> Claudio Lamachia - Presidente da seccional gaúcha da Ordem dos
Advogados do Brasil (OAB/RS)
> Luis Coronel - diretor-geral do Hospital Psiquiátrico São Pedro
Segundo bloco
> Tarso Genro - ministro da Justiça (ao vivo de Brasília, por vídeo)
Terceiro bloco
> Marcelo Dornelles - presidente da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul
> João Paulo Martins - chefe de Polícia do Estado
Quarto bloco
> Irma Rossa - psiquiatra do Hospital Conceição
> Flávio Pechansky - psiquiatra do Hospital de Clínicas
> Adilson Rodrigues - diretor-administrativo da Comunidade Terapêutica Criar Vitória
Como acompanhar
O Painel RBS será transmitido, a partir das 14h, pela TVCOM, pela Rádio Gaúcha e pela internet, no site