clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 27/05/2009 23h45min

Cruzeiro vence São Paulo e agora garante vaga com empate no Morumbi

Raposa fez 2 a 1 no Mineirão e saiu na frente na luta para ir às semifinais

O Cruzeiro está a um empate da semifinal da Taça Libertadores. Nesta quarta-feira, o time mineiro derrotou o São Paulo por 2 a 1, no Mineirão, e saiu na frente no duelo brasileiro pelas quartas de final da competição continental. De quebra, a Raposa quebrou um tabu, já que não vencia o adversário há cinco anos.

Leonardo Silva e Zé Carlos fizeram os gols celestes. Washington marcou para os tricolores e manteve o time vivo. A definição do classificado para a semifinal será no dia 17 de junho, no Morumbi. Na capital paulista, os são-paulinos precisam de uma vitória simples. Quem passar vai encarar Grêmio ou Caracas, da Venezuela, na fase seguinte.

Antes, porém, mineiros e paulistas terão um novo encontro. No próximo domingo, os times voltam a se enfrentar. Desta vez será pelo Brasileirão, na quarta rodada, em São Paulo, às 16h.

O jogo

Quem achou que a opção do técnico Adilson Batista de escalar o Cruzeiro com três volantes seria muito defensiva se enganou. Empurrado por um Mineirão lotado por mais de 52 mil pagantes, o time celeste partiu com tudo ao ataque e imprimiu velocidade, característica principal do seu jogo. Sem Wagner, machucado, a responsabilidade de criar as jogadas caiu sobre Ramires. Aos dois, o primeiro lance de perigo. Thiago Ribeiro recebeu na área, bateu de pé direito, mas a bola subiu demais. O São Paulo chegou pouco depois, aos cinco. Washington saiu da área, avançou pela direita e cruzou certinho para Jorge Wagner. O camisa 7 pegou de primeira, mas a bola explodiu na zaga.

Os primeiros 15 minutos foram de muito equilíbrio e marcação. Algumas vezes forte demais. Colado em Kléber, o zagueiro Miranda tentava conter as investidas do Gladiador. André Dias e Eduardo Costa o ajudavam. Do outro lado, Washington brigava com os zagueiros, enquanto Dagoberto, sonolento, pouco tocava na bola.  

Aos 22, o lateral-esquerdo Gerson Magrão recordou os tempos em que jogava no meio. Ele carregou a bola para a entrada da área, limpou a marcação e bateu de longe com a perna que não é a boa. O chute passou perto da trave esquerda do goleiro Denis. A partir daí, o jogo ficou concentrado no meio e até certo ponto violento. Aos 31, ânimos quentes. Jonathan sofreu falta de Richarlyson no campo de defesa e recebeu um chute ainda no chão. Houve um princípio de confusão, mas niguém foi punido.

Três minutos depois, Ramires, que andava sumido no duelo, recebeu na área pelo lado direito do ataque e soltou uma bomba. Denis fez a defesa, a bola tocou no corpo do zagueiro André Dias e não entrou por muito pouco. Depois deste lance, os atacantes celestes Kléber e Thiago Ribeiro passaram a trocar de posição no ataque, numa tentativa de fugir da marcação dos zagueiros tricolores.   

Com mais vontade e posse de bola, o Cruzeiro tentava de todas as formas. Pela esquerda, pela direita, com atacantes ou volantes. Aos 44, Henrique recebeu na área e bateu rasteiro. Denis se esticou para defender e mandar pela linha de fundo. Na cobrança de Thiago Ribeiro, o zagueiro Leonardo Silva, ex-Palmeiras, subiu no meio da área para dar uma cabeçada certeira: 1 a 0, e explosão azul no Mineirão. O árbitro Carlos Chandía apitou o fim do primeiro tempo logo depois. De tão eufóricos, poucos torcedores perceberam. Cruzeiro melhor e em vantagem.

O Cruzeiro voltou para o segundo tempo apenas com Kléber no ataque. Thiago Ribeiro sentiu uma fisgada na coxa direita e foi substituído por Athirson, que entrou no meio-campo. Em desvantagem, o São Paulo começou a etapa final com a intenção de pressionar o adversário, mas só conseguiu chegar com força aos dez minutos. Washington foi lançado na área, só que o goleiro Fábio saiu do gol antes que o atacante chegasse na bola. No entanto, na jogada seguinte, deu tudo certo para o Tricolor Paulista. Zé Luis cruzou para a área, Dagoberto cabeceou livre, e Fábio defendeu parcialmente. Esperto, Washington pegou o rebote, girou o corpo para bater com o pé direito e empatar: 1 a 1. A bola ainda tocou no zagueiro Leonardo Silva antes de estufar a rede. Momento de silêncio no Mineirão.

Adilson Batista percebeu que com apenas um atacante a Raposa estava sem força e corrigiu o erro. O técnico lançou Zé Carlos no lugar de Gerson Magrão, e Athirson passou a jogar na lateral esquerda. Deu muito certo. Aos 19, Jonathan recebeu passe de Kléber na direita, cruzou rasteiro, e o camisa 18 apareceu como um foguete para bater de primeira, no alto, e fazer o segundo gol. O goleiro Denis chegou a tocar na bola, mas não conseguiu tirar: 2 a 1. Hora de sentir o Mineirão tremer. A curiosidade sobre o autor do gol é que ele foi inscrito na Libertadores nesta semana no lugar de Soares, que fraturou o tornozelo direito e só volta a jogar em três meses.

Do banco, Muricy decidiu mudar em dose dupla. Lançou Borges na vaga de Dagoberto e André Lima no lugar de Washington. Mas quem quase empatou foi um volante. Aos 28, Eduardo Costa chutou da entrada da área, sem marcação, e obrigou Fábio a fazer grande defesa. Disposto a aumentar a vantagem, o time de Adilson Batista se lançou ao ataque. Aos 37, Athirson teve ótima chance em cobrança de falta. Da entrada da área, ele buscou o ângulo esquerdo, mas Denis defendeu bonito.

O São Paulo não estava morto. Após cobrança de escanteio e uma confusão na área azul, André Lima pegou a sobra e bateu forte, no canto esquerdo de Fábio. O camisa 1 foi buscar mais uma vez. O placar não foi alterado. Apesar da vantagem cruzeirense, a disputa pela vaga está aberta.

Gols: Leonardo Silva, aos 45 do primeiro tempo. Washington, aos 11, Zé Carlos, aos 19 do segundo tempo.
Cartões amarelos: Kléber (Cruzeiro); Dagoberto,  Miranda e Zé Luis (São Paulo).
Estádio: Mineirão, Belo Horizonte. Data: 27/05/2008. Árbitro: Carlos Chandía (CHI). Auxiliares: Cristian Julio (CHI) e Osvaldo Talamilla (CHI). 
CRUZEIRO 2 SÃO PAULO 1
Fábio; Jonathan, Thiago Heleno, Leonardo Silva e Gerson Magrão (Zé Carlos); Henrique, Fabrício, Marquinhos Paraná e Ramires; Thiago Ribeiro (Athirson) e Kléber. Denis, André Dias, Richarlyson e Miranda; Zé Luis, Eduardo Costa, Jean, Hernanes e Jorge Wagner; Dagoberto (Borges) e Washington (André Lima).
Técnico: Adilson Batista. Técnico: Muricy Ramalho.
Paulo Fonseca, EFE  / 

Cruzeiro levou a melhor no Mineirão, mas São Paulo pode dar a resposta no Morumbi
Foto:  Paulo Fonseca, EFE


A tabela da Libertadores 2009
Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

27/05/2009 23h53min
Grêmio arranca empate diante do Caracas na Venezuela
27/05/2009 22h27min
Técnico do Nacional espera por jogo truncado contra o Palmeiras
27/05/2009 19h24min
Conmebol tenta retorno de times mexicanos às competições sul-americanas
27/05/2009 19h08min
Autuori entusiasmado com início de trabalho no Grêmio
27/05/2009 15h57min
Muricy admite que Cruzeiro perde sem Wagner
Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS
© 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.