| 24/05/2009 14h37min
A Roma venceu o vice-líder Milan por 3 a 2 neste domingo pelo Campeonato Italiano. O resultado beneficiou a Juventus, que bateu o Siena por 3 a 0 e embolou a luta pela segunda posição do torneio.
A equipe de Milão preparou uma grande festa para seu capitão Paolo Maldini, que está pendurando as chuteiras e fez hoje sua última partida no San Siro.
Lutando por um lugar na Liga Europa, substituta da Copa da Uefa, a Roma abriu o placar aos 36 minutos do primeiro tempo, com o norueguês Riise.
O Milan reagiu no segundo tempo e empatou com o volante Massimo Ambrosini. No entanto, os comandados de Luciano Spalletti responderam cinco minutos depois, com um gol do francês Menez. Ambrosini, em dia de artilheiro, fez o segundo dos anfitriões logo na sequência.
O final da partida manteve o ritmo alucinante e, aos 40, o capitão da Roma Francesco Totti fez o gol da vitória. Já Ambrosini passou de herói a vilão, e foi expulso pouco depois do
terceiro gol dos visitantes.
O resultado
manteve o Milan com 71 pontos, agora empatado com a Juventus. A Roma aparece em sexto, com 60, e está garantido na Liga Europa.
O jogo no San Siro foi o 901º de Maldini pelo clube de Milão. A equipe, que estreou seu uniforme da próxima temporada, usou um escudo com o numero três, o mesmo do capitão.
O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, compareceu ao estádio, e foi vaiado pela torcida. Já o técnico Carlo Ancelotti, que pode estar de saída, colheu mais um resultado ruim e agravou ainda mais sua situação.
Juventus bate Siena com gols de Del Piero
Jogando fora de casa, a Juventus contou com um grande resultado. Comandada interinamente pelo ex-zagueiro Ciro Ferrara, a equipe de Turim bateu o Siena com dois gols de Alessandro Del Piero e um de Marchisio.
Perto de garantir o acesso à Liga dos Campeões, a Fiorentina empatou em 1 a 1 com o Lecce, fora de casa. O resultado rebaixou os
anfitriões, que estão em penúltimo lugar, com 30 pontos. Já a equipe de
Florença se manteve em quarto, com 68. O destaque negativo da partida foi a expulsão do volante brasileiro Felipe Melo, da Fiorentina.
A Inter de Milão, campeã antecipada, perdeu por 2 a 1 na sua visita ao Cagliari, nono colocado. O jogo serviu apenas para cumprir tabela.
Ibrahimovic abriu o placar no Sant'Elia aos oito minutos do primeiro tempo, mas Cossu deixou tudo igual aos 34. Na etapa final, Acquafresca virou para os donos da casa. Os comandados de José Mourinho seguem com 81 pontos.
Na parte de baixo da tabela, o Torino perdeu para o Genoa por 3 a 2 e chegará à última rodada em 18º, na zona da degola.
A equipe de Turim soma 34 pontos e está empatada com o Bologna (17º), que ficou no 0 a 0 com o Chievo.
Também neste domingo, o Catania bateu o Napoli por 3 a 1, enquanto Atalanta e Palermo empataram em 2 a 2.
A Sampdoria, vice-campeã da Copa da Itália, recebeu a Udinese e também ficou
no 2 a 2.