| 21/05/2009 13h38min
O espanhol Moncho Monsalve, técnico da seleção brasileira masculina de basquete, convocou nesta quinta os 20 jogadores que representarão o Brasil nos três próximos compromissos da equipe: Torneio Internacional de Lisboa (em Portugal, de 10 a 12 de julho), Jogos da Lusofonia (em Portugal, de 13 a 19 de julho) e Super Four (na Argentina, dias 3 e 4 de agosto). A base da lista é formada por jogadores que atuam no Brasil – são 12 no total –, com algumas jovens apostas, como o ala Jordan Burger, de 18 anos, do Sevilla, da Espanha, e o armador Raul Togni Neto, de 17 anos, do Minas.
– Nossa intenção é levar estes jovens jogadores para ganharem experiência nos torneios internacionais. Serão cerca de 10 jogos, o que é importante. Esse grupo representa uma parte do futuro do basquete do Brasil nos próximos três anos – ressaltou o treinador.
Por enquanto, os brasileiros que atuam na NBA – Nenê, Leandrinho e Anderson Varejão –, além de Tiago Splitter, do Tau Ceramica, da Espanha, não serão chamados. Eles devem fazer parte da lista de Moncho para a Copa América, torneio ainda sem sede definida e que vale vaga para o Mundial da Turquia, em 2010. A convocação final, que terá 15 jogadores, será feita no dia 13 de julho.
Veja a lista dos convocados:
Armadores:
Duda Machado (Flamengo)
Fúlvio (Granada/ESP)
Raul Togni Neto (Minas)
Vitor Benite (Pinheiros)
Alas-armadores:
Dedé (Paulistano)
Betinho (Limeira)
Jhonatan (Merida/ESP)
Tavernari (BYU/EUA)
Alas:
Olivinha (Pinheiros)
Teichmann (Limeira)
Jefferson (Flamengo)
Marcus Vinicius (Plus Pujol Lleida/ESP)
Alas-pivôs:
Jordan Burger (Sevilla/ESP)
Lucas Cipolini (BYU/EUA)
Murilo (Minas)
Mineiro
(Paulistano)
Pivôs:
Bruno Fiorotto (Limeira)
Hatila Passos (Rhone Herens Basket/SUI)
Paulão (Clinicas Rincón/ESP)
Baby (Flamengo)