| 20/05/2009 11h27min
A montagem da infraestrutura para a disputa do Ironman Brasil 2009, no dia 31 de maio, em Florianópolis, já está praticamente concluída. Nesta terça, a organização da prova fez a medição oficial do percurso da natação e finalizou a colocação das boias provisórias no mar da Praia de Jurerê.
No final de semana, os organizadores fazem os ajustes finais. Tudo estará pronto até o início da semana que vem, quando começam as atividades oficiais. A entrega dos kits aos competidores será na próxima quinta e sexta-feira (das 9h às 18h) e sábado até às 12h. Na quinta-feira, iniciam os treinos, com o reconhecimento do percurso de natação.
As tendas da feira que acompanha o evento estão montadas e a área de transição (onde ficam as bicicletas), no Clube Doze de Agosto, foi asfaltada, uma das grandes novidades da prova deste ano. Em outras edições, era necessário montar um tablado sobre um piso de areia. Uma solução definitiva, já que o clube tem contrato com a empresa
organizadora, a Latin Sports, para
a realização da prova no local até 2014.
Nesta terça foi feita a medição oficial do percurso de natação e a colocação de quatro boias provisórias. As boias foram fixadas através de travas, porque o mar de Jurerê não permite a instalação de âncoras comuns — há uma corrente muito forte que acaba arrastando as boias.
— A colocação das boias provisórias requer mergulho, fixação das âncoras no fundo, amarração com os cabos para depois, na semana da prova, a gente colocar as provas oficiais. É uma ação bem complexa, que envolve muito tempo, muita medição — revela Naida dos Santos Freitas, presidente da Federação Catarinense de Triatlo.
O percurso de 3,8 mil metros da natação será em forma de M, e os competidores terão que sair da água na metade da prova para em seguida recomeçar a nadar o trecho restante.
Matéria atualizada às 18h54min de 25/05/2009.