| 14/05/2009 17h19min
A diretora técnica da Emater, Águeda Mezomo, disse esta tarde à Rádio Gaúcha que a chuva das últimas horas fez com que a entidade orientasse os agricultores a retomar o plantio das culturas de inverno, que se encontravam paradas por conta da estiagem.
— A chuva veio e veio com vontade. O balanço que a gente tem é que choveu no Estado em várias regiões, principalmente no Norte e Noroeste, que precisavam muito de água — disse a diretora — A partir de agora os agricultores vão começar a investir no plantio de trigo, que inicia na segunda quinzena de maio, e na retomada das passagens, que estavam prejudicadas, causando prejuízos à produção de leite.
Águeda destacou a importância das chuvas sobre o município de Erechim, que recebeu 65,8 mm de precipitação desde a madrugada, o maior acumulado entre as estações da Central de Meterologia do RS, e sobre o município de Santa Rosa, que teve 43,6 mm de chuva e retomou o nível normal de abastecimento doméstico e para
agropecuária. Em Bom
Progresso, agricultores como Nelci Garcia da Rosa e Jardel da Rosa Milbaiar voltaram a ter esperança para o plantio. A estação mais próxima da cidade, Frederico Westphalen, registrou 65 mm de chuva.
— A partir de 50 mm de chuva já é suficiente para retomada do plantio das pastagens. E a gente acredita que agora os agricultores vão poder retomar os investimentos nas lavouras — crê Águeda.
Chuva trouxe esperança para os agricultores Nelci Garcia da Rosa e Jardel da Rosa Milbaiar, de Bom Progresso.
Foto:
Daniel Marenco