| 13/05/2009 11h24min
Sem quatro titulares, a Ciser/Araldite/Univille faz um treino de luxo na noite desta quarta para preparar o time para os playoffs da segunda fase do Novo Basquete Brasil (NBB). Como a partida contra o Lajeado, às 20h, em Lajeado (RS), não altera a classificação da equipe joinvilense, o técnico Alberto Bial terá um grupo menor à disposição.
O armador Manteiguinha, o pivô Shilton e os alas Antwine Williams e Jefferson Sobral serão poupados para a fase do mata-mata, que começa no sábado, contra o Limeira, em melhor de cinco jogos.
Bial quer dar ritmo a jogadores que atuaram menos ao longo das 28 rodadas da fase classificatória. Os gaúchos estão na lanterna da competição, com 31 pontos. O Joinville tem 47 pontos e, independentemente do resultado desta quarta, encerra a primeira fase em quarto lugar.
A meta da Ciser é encerrar a fase com vitória.
— É uma boa oportunidade para colocar toda a equipe em ritmo de jogo para o resto
da competição — comenta o ala Fábio Catarina, que deve
ter a chance de ficar mais tempo em quadra esta noite.
Mesmo com vontade de ganhar, a orientação da comissão técnica é para os atletas terem cuidado nas jogadas, porque o jogo que interessa é o de sábado, em Limeira (SP), abrindo a segunda fase. Bial prevê um confronto equilibrado contra o campeão paulista, que terminou a primeira fase do NBB em quinto lugar.
Depois da partida em Lajeado, a Ciser retorna a Joinville e, na quinta-feira, parte para Limeira. Serão pelo menos três partidas, podendo chegar a cinco. O time que vencer três vezes se classifica para as semifinais. Na semana que vem, as equipes se enfrentam duas vezes em Joinville: segunda e terça-feira, em horário a serem marcados.