clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 12/05/2009 04h24min

Família de Santo Ângelo conta como enfrenta a nova gripe

Psicóloga infectada, o marido e a filha foram orientados a permanecer isolados na residência

Itamar Melo, Santo Ângelo  |  itamar.melo@zerohora.com.br

Um gerente de empresa de 51 anos, uma psicóloga de 47 anos e uma universitária de 22 anos formam a única família do Rio Grande do Sul que comprovadamente conviveu com o vírus da gripe A dentro de casa.

Pai, mãe e filha foram orientados a permanecer isolados na residência até a próxima quinta-feira. Ontem pela manhã, do pátio da residência de dois pisos, em Santo Ângelo, no Noroeste do Estado, eles contaram detalhes da sua rotina a Zero Hora.

A psicóloga, única entre os 11 milhões de gaúchos a ter comprovadamente contraído o vírus, apareceu na sacada por uns instantes e disse que não gostaria de dar entrevista, para manter a privacidade. No final da tarde, reviu a decisão e falou por telefone, para “tranquilizar as pessoas”. O marido, que chegou da Europa com ela no dia 4, e a filha concordaram em conversar também, pessoalmente, desde que tivessem a identidade preservada.

O casal passou duas semanas na Europa. Visitou a Alemanha, a Itália, a República Checa e a Suécia. Na volta, na segunda-feira da semana passada, fez escalas em Madri, São Paulo e Porto Alegre. Chegou à Capital no final da noite e dormiu em um apartamento onde mora o filho de 20 anos, estudante da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

– O meu irmão era o caso mais perigoso, porque teve contato com a mãe logo no início, quando o vírus passa mais. A vigilância ligou e disse para ele ficar em casa – conta a jovem.

A psicóloga começou a sentir os primeiros sintomas da gripe A na Capital. Tinha dores no corpo, mas as atribuía ao cansaço da viagem. A primeira consulta médica ocorreu na manhã de quinta-feira. À tarde, ela foi internada. No dia seguinte, medicada e sem febre, foi para casa com a recomendação de usar máscara e permanecer isolada.

Família faz alerta para pessoas evitarem contágio

A confirmação da doença chegou na tarde de domingo, por meio de um telefonema da Secretaria Estadual da Saúde. Desde então, pai e filha também foram orientados a permanecer em casa, afastados da psicóloga.

– Em nenhum momento ela ficou em uma situação mais séria. Não teve febre. Foi o normal de uma gripe. A gente não conseguiu fazer uma ponte com essa gripe suína, porque não eram os mesmos sintomas. Mas ontem (domingo, quando houve a confirmação) fiquei apavorada. Daí fiquei olhando TV e o Osmar Terra disse: “ela está curada, não tem nada”. Só que a gente não pode sair, não pode fazer nada, por precaução – diz a filha.

A mulher usa máscara em casa. O marido está dormindo em outro quarto. Ele e a filha não tiveram nenhum sintoma. O gerente devia voltar ao trabalho na quinta-feira, mas não foi, orientado pelo médico. A jovem deixou de trabalhar e ir à universidade também na quinta, por precaução. Ela conta que saiu de casa no sábado, para ficar com o namorado.

– O que vocês devem fazer é alertar o pessoal que não é uma coisa amedrontadora. É complicado, mas tem medicamentos, que resolveram o problema dela – afirma o marido.

Ouça entrevista com o marido e a filha da gaúcha diagnosticada com gripe suína:

Para o seu filho ler:

Uma doença chamada gripe A surgiu no México e se espalhou por outros lugares do mundo. A gripe A é parecida com uma gripe comum, dessas que a gente pega de vez em quando, só que bem mais forte. Até agora, no Rio Grande do Sul, só uma mulher teve essa nova gripe, mas as pessoas estão preocupadas, porque é fácil de pegar e pode ser perigosa. Para se proteger, você deve tentar ficar longe de pessoas que estejam espirrando ou tossindo e sempre lavar bem as mãos. Outra dica é não botar os dedos na boca.

ZERO HORA
Daniel Marenco / 

Marido de psicóloga confirmada como o primeiro caso da doença no Rio Grande do Sul usa máscara de proteção
Foto:  Daniel Marenco


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

12/05/2009 04h31min
“Havia 99,9% de chance de não ser”, diz gaúcha infectada que contraiu a nova gripe
11/05/2009 22h25min
Entidades médicas se reúnem com Terra para tratar da gripe
11/05/2009 21h26min
Pelotas cria comitê para monitorar Nova Gripe
11/05/2009 19h40min
Gaúcha contaminada pela nova gripe fala sobre a recuperação
11/05/2009 18h48min
Hospital Geral, de Caxias, é referência para tratamento de casos de nova gripe na Serra
Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS
© 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.