| 11/05/2009 22h25min
As três principais entidades médicas gaúchas se reúnem nesta terça-feira, a partir das 15h, na Capital, com o secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, para tratar das ações da nova gripe (AH1N1) no Estado.
Sindicato Médico do RS (SIMERS), Conselho Regional de Medicina do RS (CREMERS) e Associação Médica do Estado (AMRIGS) enviaram nota à categoria nesta segunda, esclarecendo medidas já adotadas, incentivando a imunização contra a gripe comum, a importância de os profissionais também se vacinarem e reconhecendo como "adequadas e confiáveis" as informações repassadas pelo Ministério da Saúde.
Confira a nota das três entidades enviada à categoria:
1. A vacinação contra a gripe comum é praticamente desprovida de efeitos colaterais e pode continuar sendo aplicada, apesar de que sua eficácia contra a nova gripe pandêmica não esteja comprovada.
2. É recomendada a vacinação dos profissionais da
saúde devido ao risco de transmissão aos pacientes.
3. A
pandemia é causada por um vírus novo, cujas peculiaridades ainda estão sendo identificadas. Daí a dificuldade em fornecer informações absolutas e definitivas. Sendo assim, as ações de saúde deverão ser revistas sempre que necessário.
4. O Ministério da Saúde tem transmitido informações adequadas e confiáveis, e recomendamos segui-las.
Pela defesa da saúde dos profissionais e da população, as entidades médicas voltarão a se pronunciar a qualquer momento.
MD. Claudio Franzen, presidente do CREMERS
MD. Dirceu Rodrigues, presidente da AMRIGS
MD. Paulo de Argollo Mendes, Presidente do SIMERS
Tire suas dúvidas sobre a nova gripe.
Saiba mais no gráfico animado:
ZEROHORA.COM