| 10/05/2009 18h16min
O Fluminense recebeu o São Paulo na estreia no Brasileirão 2009 e conseguiu uma vitória por 1 a 0, com um golaço de Maurício, logo no início do jogo. A partida foi disputada no Maracanã, pela primeira rodada do campeonato, neste domingo.
Primeiro tempo
Quem chegou atrasado ao estádio, acabou perdendo o gol do Fluminense. Isso porque ele aconteceu logo aos dois minutos, num golaço do volante Maurício, que chutou da intermediária e a bola foi no ângulo. Com o 1 a 0 no placar logo no início, o São Paulo ficou perdido em campo.
O time de Parreira sobrava no meio-campo e o de Muricy tinha muita dificuldade em fazer a ligação para o ataque. Washington (que foi muito vaiado, assim como Junior Cesar e Arouca) ficava muito isolado na frente e Hernanes não chamava a responsabilidade. Com isso, o Fluminense se aproveitou e criou mais oportunidades.
Edcarlos quase marcou em lance que Richarlyson tirou em cima da linha e Maicon marcou um gol de cabeça que o auxiliar assinalou impedimento erradamente.
Segundo tempo
Para o segundo tempo, Muricy Ramalho colocou Wagner Diniz e Borges nos lugares de Richarlyson e Hugo, respectivamente, na tentativa de mudar o panorama tático da equipe. Porém, os ajustes não surtiram efeito e o São Paulo continuou atuando mal. Já o Fluminense continuava sobrando em campo e cadenciando a partida.
O trio formado por Thiago Neves, Marquinho e Maicon explorava a zaga do time paulista com muita velocidade, principalmente pelas pontas, e poderia ter ampliado o placar se fosse mais efetivo no ataque. Entretanto, com o jogo na mão, a equipe de Parreira passou a fazer a bola rolar e deixar o tempo passar.
No fim, a estrela de Fernando Henrique brilhou novamente, assim como havia acontecido contra o Goiás. O goleiro fez duas belas defesas em chutes de Borges e garantiu a vitória do Fluminense na estreia do Campeonato Brasileiro.
LANCEPRESS