| 05/05/2009 18h00min
No que depender do retrospecto, o Grêmio tem mais uma vitória encaminhada na Libertadores da América. O histórico contra clubes do Peru na competição é positivo. Foram seis jogos, com quatro vitórias e duas derrotas. O duelo desta quarta-feira, contra o San Martín, é inédito. O jogo, válido pelas oitavas-de-final, será disputado em Lima, às 21h50m (de Brasília).
O primeiro encontro do clube gaúcho com peruanos na Libertadores foi em 1997. Na fase de grupos, o Grêmio fez 4 a 0 no Alianza Lima na casa do adversário. O jogo foi em 4 de março daquele ano. Três dias depois, porém, veio a primeira derrota: 1 a 0 para o Sporting Cristal. Depois, as duas equipes seriam batidas pelo Tricolor no Olímpico, com duas vitórias azuis por 2 a 0.
O Grêmio voltou a duelar com peruanos no principal torneio da América em 2002. O adversário foi o Cienciano. Em Porto Alegre, vitória por 2 a 0; em Cuzco, derrota por 2 a 1.
O San Martín, adversário desta quarta-feira, foi o time de pior campanha entre os 16 classificados. Mesmo assim, o Grêmio prevê dificuldades.
– Eles eliminaram o River Plate – lembrou o argentino Maxi López, formado justamente no clube de Nuñez.