| 04/05/2009 08h59min
A comissão de avaliação do Comitê Olímpico Internacional (COI), que esteve no Rio de Janeiro até este sábado na visita de inspeção aos Jogos de 2016, já chegou a Madri, última escala entre as cidades finalistas. A comissão é liderada pela marroquina Nawal El Moutawakel, medalhista de ouro em 1962.
Acompanhada por seis membros do COI e sete especialistas técnicos, Nawal foi recebida ainda na pista do aeroporto pelo prefeito de Madri, Alberto Ruiz-Gallardón, e pela presidente do comitê da candidatura espanhola, Mercedes Coghen.
– Madri está preparada para esta visita e, sobretudo, para realizar os Jogos Olímpicos de 2016 – disse o prefeito, acrescentando que a comissão não verá "nenhum castelo no ar ou decorações, e sim nossa realidade".
– É uma cidade dinâmica, viva, que ama o esporte e quer organizar os Jogos, uma cidade que tem neste momento 77% de suas instalações terminadas ou quase lá. Acho que estes dias são decisivos e estou absolutamente convencido de que eles sairão daqui com a melhor impressão de uma candidatura que é, atualmente, a mais forte – ressaltou.
Quarenta minutos depois, já mais tranquilo, Ruiz-Gallardón despediu-se do grupo, que foi descansar no hotel, e assegurou que "tudo foi bem". Na coletiva de despedida do Rio de Janeiro, a comissão do COI se disse "muito impressionada" com o que viu – palavras não muito diferentes do comentado em Tóquio e Chicago.
EFE