| 03/05/2009 16h20min
A australiana Sally Fitzgibbons ganhou, neste sábado, a primeira etapa do WQS que disputou esse ano. Em uma decisão eletrizante em Estoril, Portugal, com outra estreante do circuito, a havaiana Coco Ho, Sally comandou o show nas boas ondas da Praia de Bafuriera. Já começou bem com uma nota 8,5, depois tirou duas na casa dos sete pontos antes de uma 8,75 que já garantia a vitória. Mas, o título do Estoril Billabong Girls Pro foi sacramentado com a melhor apresentação do campeonato, que valeu nota 9,85 para atingir incríveis 18,60 pontos de 20 possíveis.
Duas brasileiras chegaram no domingo decisivo do Estoril Billabong Girls Pro. A paranaense Bruna Schmitz não passou do primeiro desafio e terminou em nono lugar no campeonato. Já a catarinense Jacqueline Silva, que venceu a etapa portuguesa no ano passado, começou com a maior pontuação da quarta fase, 15,75 pontos, mas depois perdeu por uma pequena diferença para a havaiana Carissa Moore. O placar terminou em 11,70 x 10,65 pontos e Jacqueline ficou em quinto lugar nas quartas-de-final, junto com a australiana Rebecca Woods e as sul-africanas Rosanne Hodge e Nikita Robb.
A peruana Sofia Mulanovich não foi defender a liderança do WQS em Portugal e despencou para o 22º lugar na classificação das cinco etapas disputadas. A única sul-americana entre as seis primeiras que são indicadas pelo ranking de acesso para a divisão de elite é a argentina Ornella Pellizzari em quarto lugar. A paulista Cláudia Gonçalves perdeu na estréia e caiu da nona para a 15ª posição, Jacqueline Silva subiu da quadragésima para a 17ª e Bruna Schmitz da 47ª para a 19ª.
A próxima etapa é o cinco estrelas Mr. Price Ballito, na África do Sul, nos dias 27 e 28 de junho.