| 28/04/2009 18h48min
A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) divulgou, nesta terça, alterações na fórmula do ranqueamento de atletas para a temporada 2009/2010 da Superliga Feminina.
Cada equipe poderá inscrever, no máximo, três atletas com pontuação sete (na temporada passada o máximo era de duas jogadoras). A alteração foi proposta em reunião pelos técnicos e a CBV levou a decisão para ser definida pelos presidentes dos clubes. O incentivo ao repatriamento continua. Os jogadores que atuam no exterior e voltarem a jogar no Brasil seguem valendo zero pontos para a equipe que contratá-los.
Já na Superliga masculina o processo continua o mesmo da temporada passada, com cada time inscrevendo até dois jogadores de sete pontos e um terceiro da mesma pontuação, desde que este seja repatriado.
Sistema de pontuação
Cada equipe poderá inscrever atletas cujo somatório de suas pontuações não seja superior a 32 pontos. No masculino, foram ranqueados os 124 melhores atletas brasileiros e um estrangeiro e no feminino as 97 melhores atletas brasileiras. Para cada atleta ranqueado é atribuída uma pontuação variável de um a sete pontos.
No masculino, nove atletas têm pontuação máxima (sete pontos): André Heller, André Nascimento, Dante Guimarães, Giba, Gustavo Endres, Murilo Endres, Riacardinho, Rodrigão e Samuel.
No feminino, as atletas com pontuação máxima são: Érika, Fabiana, Fernanda Venturini, Fofão, Jaqueline, Mari, Paula Pequeno, Sheilla, Thaisa, Walewska e Sassá.
Para aqueles que permanecerem na mesma equipe da Superliga 08/09 - mesmo que tenham obtido a pontuação maior para esta nova temporada - prevalecerá os pontos estabelecidos e considerados da temporada anterior.
A partir da categoria infanto-juvenil, os atletas que em sua carreira desportiva só tenham atuado por um clube somente, ficam isentos de pontuação e ranqueamento para continuar atuando pela mesma equipe. Esta bonificação valerá apenas para o somatório de pontos da equipe (32 pontos).
LANCEPRESS