| 25/04/2009 23h41min
Depois da largada do 14º Revezamento Volta à Ilha na manhã deste sábado, dia 25, em Florianópolis, os 3.500 corredores, divididos em 380 equipes, enfrentaram uma forte chuva durante a primeira metade dos 150 quilômetros da disputa. Trechos alagados, lama, alta umidade e visibilidade prejudicada marcaram todas as etapas da prova. A equipe Paquetá Esportes Asics, que levou o título de tetracampeã. O grupo, formado por nove atletas, mais a comissão técnica, fechou o percurso de 150 quilômetros em 8h50min39s, com chegada às 16h05min39s.
O atleta Adelar Schuler, do grupo vencedor, observa que os trechos mais desafiadores da corrida foram as praias.
— A maré alta e a areia muito molhada geraram as maiores dificuldades, mas o que importa é que nós vencemos, mesmo não quebrando recordes — destaca o participante.
A competição, realizada durante todo o sábado, incluiu 20 pontos turísticos da Capital, entre praias, trilhas e asfalto. Segundo o
coordenador da prova, professor Carlos Duarte, a
chuva fez com que a temperatura ficasse agradável, o que é um ponto positivo para os atletas.
— No trecho da BR-401, algumas equipes tiveram que correr com a água pela cintura, mas isso não tirou a garra de ninguém. Os fatores que atraem cada mais vez mais competidores para o Revezamento são o clima de amizade, de confraternização por meio do esporte, sem esquecer o respeito ao meio ambiente — assegura Duarte.
A primeira bateria das equipes saiu às 4 horas da madrugada e a última às 7h15min. Após a chegada, todos os participantes receberam medalhas de participação. Neste domingo, dia 26, às 9h30min, será a premiação da prova. Os primeiros lugares de cada categoria receberão troféus, tênis e meias.