| 24/04/2009 21h19min
Considerada a maior maior corrida a pé da América Latina, a 14ª edição da Volta à Ilha, em Florianópolis (SC), tem início neste sábado, 25, a partir de 7h30min para a categoria elite. A disputa da prova de revezamento conta com 3.500 atletas inscritos, com início no trapiche da Beira-Mar Norte.
A chegada dos principais favoritos, também na Beira-Mar, deverá acontecer por volta das 15h30min. Na categoria geral, o recorde do Volta à Ilha pertence ao Exército Brasileiro que, em 2002, completou 155 quilômetros em 8h21min50s.
Trajeto temido
Neste ano, os competidores terão um desafio extra em relação à última edição, no ano passado. O trajeto foi ampliado de 13,3 para 15 quilômetros no trecho do Morro do Sertão do Peri, na Seção 19 (Sul da Ilha), o mais temido da prova por apresentar chão batido e subida íngreme. Além disso, um dos competidores de cada equipe terá que correr uma seção a mais, sem
revezamento.
Em razão das obras de construção de um
hospital na Base Aérea de Florianópolis, o posto de controle que permitia o revezamento dos atletas entre as seções 20 e 21 foi cancelado, ou seja, cada equipe terá que se organizar para que um atleta dobre o trajeto.
De acordo com o organizador do evento, Carlos Duarte, a mudança não compromete o desempenho dos grupos:
– Para o atleta preparado, o aumento do trajeto não deverá interferir no resultado final da prova. Cada equipe deverá decidir quem irá dobrar o percurso, correndo agora uma distância de 7,8 km – observa o professor Carlos ao afirmar, ainda, que a prova já é conhecida por um atleta correr um trecho diferente do outro.
Dunas e praias pelo caminho
O roteiro da prova, disputada por 380 equipes, inclui mais de 20 pontos turísticos e praias de Florianópolis. Em 150 quilômetros, o corredor e sua equipe atravessarão praias, dunas, estradas e outros desafios a partir do lado oeste da
Ilha.
A atual equipe campeã do Volta à Ilha é a Paquetá Esportes
Asics, de Porto Alegre, que já está inscrita na prova deste ano e busca o tetracampeonato.