| 23/04/2009 20h25min
Os brasileiros Felipe Massa, da Ferrari, e Nelsinho Piquet, da Renault, chegaram ao Grande Prêmio do Bahrein, quarta prova da temporada da Fórmula-1, em busca da reabilitação. Ambos ainda não pontuaram em 2009.
Enquanto Massa teve que lidar com problemas de confiabilidade do carro, Nelsinho vive situação difícil na equipe pelos erros cometidos nas três primeiras corridas.
Rubens Barrichello, da Brawn GP, tem a situação mais confortável entre os brasileiros: é o vice-líder do Mundial de Pilotos, com 15 pontos, seis atrás de seu companheiro, o inglês Jenson Button.
A prova no Circuito de Sakhir é a última parada da F-1 antes da Europa e teve Massa como vencedor das duas últimas edições. Mas pelo que a Ferrari vem mostrando esse ano, será difícil ele repetir o feito pela terceira vez.
A equipe italiana não pontuou nas três primeiras corridas do ano, algo que não acontecia desde 1981. A esperança é o talento de Massa, que fazia ótima prova de recuperação na China, antes de abandonar por problemas no carro.
Na Renault, o espanhol Fernando Alonso espera retomar a boa performance das edições de 2005 e 2006 da prova no Bahrein, quando chegou em primeiro lugar.
O bicampeão mundial ficou satisfeito com a evolução do carro na China. Com um novo difusor, Alonso foi bem na classificação e largou em segundo. Na prova, no entanto, ele ficou apenas no nono lugar.
Quem não tem muitos motivos para comemorar é Nelsinho Piquet, que ainda não conseguiu pontuar e tem ido muito mal nos treinos de classificação. Sua prova ruim em Xangai foi motivo de críticas do chefe de equipe, o italiano Flavio Briatore.
A situação é um pouco melhor na McLaren, que já vem usando um difusor adaptado e conseguiu levar seus dois pilotos à zona de pontuação em Xangai. No entanto, o inglês Lewis Hamilton, ainda deve uma grande atuação e, no momento, está empatado em quatro pontos com o finlandês Heikki Kovalainen.
Quem chega com favoritismo a Sakhir é a Brawn, líder do Mundial de Construtores, com 36 pontos. Com duas vitórias e um terceiro lugar, Button é o piloto mais regular da temporada e, caso mantenha o bom desempenho, pode ganhar a preferência da equipe para a disputa do título.
A corrida no Bahrein também é uma oportunidade para Rubinho e Button somarem pontos importantes, já que se espera que no GP da Espanha a disputa se torne ainda mais acirrada, com as outras equipes dando um salto de qualidade.
O alemão Sebastian Vettel é outro candidato à vitória. A revelação da F-1 venceu o GP da China, no primeiro triunfo da Red Bull na categoria. Com ótimo desempenho na chuva, Vettel quer mostrar que também pode vencer em pista seca. Sua primeira vitória, em Monza, também foi conquistada sob temporal.
O fim de semana da sexta edição do GP do Barein de F-1 começará na sexta-feira, com treinos livres às 4h e 8h (de Brasília). No sábado, o treino de classificação está programado para as 8h, enquanto a largada será às 9h de domingo.
EFE