| 19/04/2009 09h36min
O primeiro título do Inter do ano do centenário pode ser especial. Sem ter perdido ainda pelo Gauchão, o time tem a partir das 16h (horário de Brasília) deste domingo no Beira-Rio o jogo que pode garantir o título regional invicto, igualando o feito dos comandados de Rubens Minelli em 1974.
Basta vencer final da Taça Fábio Koff, para ficar com os dois troféus. Mas do outro lado está o Caxias, do técnico Argel, que vem de vitória fora de casa sobre o rival Juventude e pretende estragar a festa vermelha e branca.
Campeão da Taça Fernando Carvalho, o Inter joga para conquistar a Taça Fábio Koff e ficar com o título estadual por antecipação. O objetivo do Caxias é vencer para forçar a realização da final do Gauchão, em dois jogos de ida e volta novamente diante do time de Tite.
A campanha do Inter no Estadual foi impecável. À exceção dos empates com Santa Cruz, Ypiranga e Juventude, foram apenas vitórias. Tem o melhor ataque, com 59 gols, e a
melhor defesa, com apenas 13 sofridos. Além
do artilheiro, Taison, com 14 gols. Mas o discurso de favoritismo passa longe do Beira-Rio.
— Sabemos que no outro lado há 11 jogadores que buscam seus espaços, têm uma família por trás e querem aparecer neste cenário, então respeitamos muito. O grande mérito do Inter é o respeito aos adversários — disse o lateral-direito Bolívar, no treino deste sábado no estádio colorado.
O técnico Tite contará com força máxima para a decisão. Dois jogadores assustaram o departamento médico ao longo da semana: o atacante Nilmar, que sofreu uma torção no tornozelo na goleada por 4 a 0 sobre a Ulbra, e o zagueiro Índio, que não participou do treino de quinta, mas voltou a trabalhar normalmente um dia depois. Os dois estão garantidos para a decisão deste domingo. Nilmar chegou a deixar a concentração colorada na tarde deste sábado para realizar fisioterapia, mas já está liberado pelo departamento médico.
— A manutenção da parte clínica é normal quando o
atleta tem uma lesão do tipo que ele
teve. Ele (Nilmar) ficou sem treinar por dois dias, mas agora vai para o jogo — disse o auxiliar técnico Cléber Xavier.
Apesar de não ter uma campanha avassaladora como a do adversário, o Caxias entra na final de cabeça erguida. Depois de terminar a fase de grupos do primeiro turno na penúltima colocação, com apenas oito pontos, o time do técnico Argel se classificou em terceiro lugar no returno e eliminou Veranópolis e o rival Juventude fora de casa.
Mas a equipe grená terá alguns desfalques. O goleiro Muriel e o lateral-direito Daniel não poderão jogar devido a uma cláusula no contrato, já que os dois pertencem ao Inter e estão emprestados ao time grená. Argel ainda perdeu dois volantes: Bruno, suspenso, e Mika, lesionado. E a baixa mais recente é a do meia Rafael Crivellaro, que sentiu dores musculares e ficou em Caxias do Sul.
A boa notícia no lado grená é o retorno do volante Roberto, que cumpriu suspensão na vitória sobre o Juventude na
semifinal. Ex-zagueiro do Inter, o
técnico Argel não pretende abrir mão da ofensividade em Porto Alegre.
— Temos de agredir o adversário também. Senão, é como uma luta de boxe, eles vão nos bater até que a gente canse e caia — alertou.
CLICESPORTES
Gauchão, final do returno, 18/04/2009 Horário: 16h (de Brasília). Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. Arbitragem: Leandro Vuaden, auxiliado por Altemir Hausmann e Paulo Ricardo Conceição. O jogo no ar: Rádio Gaúcha abre jornada às 15h30min. RBS TV transmite para o Rio Grande do Sul. O clicRBS acompanha minuto a minuto |
|
INTER | CAXIAS |
---|---|
Lauro; Bolívar, Índio, Álvaro e Kleber; Sandro, Magrão, Guiñazu e D%27Alessandro; Nilmar e Taison. | Rafael; Edenílson, Santin, Vagner Lima e Brida; Zacarias, Roberto, Marielson e Guilherme; Júlio Madureira e Marcos Denner. |
Técnico: Tite | Técnico: Argel Fucks |
Baixe o hino do Inter no seu celular: Envie interrs para 48804 para baixar, serviço válido para todas as operadoras |