| 15/04/2009 16h33min
Já começou a contagem regressiva para o Katherine Melo Bodyboarding Pro 2009 em Balneário Camboriú. A segunda etapa do Circuito Mundial será realizada na próxima semana, dias 21 a 26, na Praia do Estaleirinho, e vai reunir os maiores nomes do esporte. Uma das principais estrelas é o octacampeão mundial Mike Stewart, que só competiu no Brasil 20 anos atrás.
O carioca Guilherme Tâmega estava iniciando na época e depois acabou com o reinado do havaiano, faturando seis títulos mundiais e sendo vice-campeão outras seis vezes. A última no ano passado, quando o baiano Uri Valadão colocou seu nome na Galeria dos Campeões Mundiais de Bodyboarding.
— Estou sempre na luta e sei que o heptacampeonato um dia chega — disse Guilherme Tâmega, que largou em terceiro lugar no ranking de 2009, formado pelo resultado da primeira etapa da temporada em Banzai Pipeline.
Na final, ficou atrás do campeão Ryan Hardy, da Austrália, e do vice Pierre Louis Costes, da França. Já Uri Valadão e Mike Stewart começaram em 13º no Havaí. Todos estão confirmados no Katherine Melo Bodyboarding Pro 2009, que abre a fase brasileira em Balneário Camboriú, pois na semana seguinte tem outra etapa do Mundial na Bahia.
— Os eventos do Brasil são sempre muito especiais pelo fato de podermos competir com torcida a favor. O Katherine Melo já está indo para seu segundo ano e passa a ganhar mais importância não só para mim, como para todos os brasileiros. Minha expectativa é conseguir um resultado positivo, ou seja, ficar entre os primeiros. Minha cabeça está ótima e totalmente focada para este evento — completou Tâmega.
No ano passado, o Katherine Melo Bodyboarding Pro 2009 estreou no Circuito Mundial na Praia Brava de Itajaí, que é vizinha de Balneário Camboriú. O empenho do prefeito Edson Renato Dias foi decisivo para trazer o evento para sua cidade e o palco escolhido foi a Praia do Estaleirinho, que apresenta boas ondas para a prática deste esporte. Vai ser lá que o baiano Uri Valadão irá defender o título que conquistou na final com Luis Villar.
O nome Katherine Melo é uma homenagem de Renato Melo, um dos idealizadores do evento, para a sua irmã, que competia no Circuito Mundial e faleceu em 2006 com câncer no intestino. Algumas meninas vivem uma emoção especial pela recordação, como confessou a tetracampeã mundial Neymara Carvalho. E a capixaba quer o troféu de campeã do Katherine Melo Bodyboarding Pro 2009 para recuperar a primeira posição no ranking.
Ela e a vice-campeã mundial Jessica Becker chegaram a final da primeira etapa, encerrada na sexta-feira em Pipeline, Havaí, mas foram superadas pelas adversárias. A porto-riquenha Luz Marie Perez venceu e larga na frente na briga do título da temporada, com a espanhola Eunate Aguirre começando em segundo lugar.
A prova do Havaí valeu os mesmos 1.500 pontos que estarão em jogo para as meninas em Balneário Camboriú, enquanto no masculino a vitória em Santa Catarina vale 1.050 pontos. A premiação total de 40.000 dólares é a maior da temporada.