| 14/04/2009 12h38min
A procura do Grêmio por um novo técnico não deixou somente Renato Portaluppi chateado com a direção do clube. O ex-volante China, campeão mundial em 1983, também aguarda com ansiedade uma oportunidade para dirigir a equipe na disputa da Libertadores deste ano.
Ele externou o sonho em sua página no site de relacionamentos Orkut, onde pede "apenas uma chance".
Na descrição do seu perfil, China não esconde uma ponta de desapontamento com a direção gremista. Por meio da frase "eu aqui em POA, tão perto, e eles (direção) só pensam em buscar treinadores. 14 anos e nem uma oportunidade. Quero uma chance, só" ele deixa claro a sua vontade em dirigir o clube que o revelou.
Por telefone, China confirmou que é o dono do perfil no site. Também reforçou o apelo à direção e garantiu que reúne todas as condições para levar o Grêmio
ao título da competição que ajudou a conquistar dentro
de campo há 16 anos.
– Estou há 14 anos na batalha como treinador. Como posso mostrar a minha qualidade se não ganho uma oportunidade? Não existe pessoa mais identificada com o Grêmio do que eu. Os torcedores me adoram e eu tenho a cara do clube. Não vejo motivos para buscar técnicos de tão longe se tem eu aqui à disposição – reclama.
O ex-volante confessou que participou de uma reunião com integrantes da direção há alguns meses, quando Celso Roth ainda comandava a equipe. Na pauta da conversa, foi discutido um possível cargo para China dentro do futebol do Grêmio.
– Eu ofereci o meu trabalho para eles. Auxiliar técnico, trabalho com as categorias de base, qualquer coisa ligada com o futebol do Grêmio. O Duda Kroeff gostou das minhas ideias, mas não fechamos nada. Agora, que o cargo de técnico está vago, espero que ele lembre do meu nome – diz.
Apesar de só ter dirigido equipes de menor expressão, China
acredita que não se intimidará com o desafio de
conduzir o Grêmio, caso seja o escolhido pela direção:
– Com todo o respeito aos outros técnicos, mas difícil mesmo é dirigir clubes sem estrutura, no Interior. Aí sim se mostra quem é bom técnico. No Grêmio, pegarei só fera. Tenho cursos de técnico, experiência e falo três idiomas, além de ser um ídolo no clube. Sou o nome certo para o Grêmio – resume.
Como técnico, China já passou por clubes como São José-PA, Veranópolis, Chapecoense (SC), Francisco Beltrão (PR), Cascavel (PR), CRB (AL), Uberlândia (MG), teve passagens pelo futebol da Arábia Saudita e do Bahrein, antes de chegar ao 14 de Julho, de Santana do Livramento, seu último clube.
Próximo jogo:
Copa Libertadores
Universidad de Chile x Grêmio
Data: 15/04/2009 - quarta
Horário: 22h (horário de Brasília)
Estádio: Nacional do Chile
Transmissão: RBS TV