| 07/04/2009 23h59min
Bruna Schmitz não se intimidou no duelo contra as donas da casa. De um lado, a atual bicampeã mundial, Stephanie Gilmore. Do outro, uma local que ganhou o direito de competir em Bells Beach após ganhar as triagens, Nikki Van Dijk. A paranaense de 19 anos, estreante no Circuito Mundial, não conseguiu vencer Stephanie, mas ficou na cola dela e garantiu uma vaga nas oitavas-de-final, mandando Nikki para a repescagem.
Quinta do ranking, Bruninha pegou a primeira onda da bateria e a aproveitou até o fim. Ganhou 5,33, mas viu Steph tirar 7,67 e 5,93. A paranaense levou 6,17 na segunda onda e manteve certa distância de Nikki Van Dijk até assegurar a vaga.
O Circuito Mundial feminino continua usando o formato antigo. Na primeira fase, as duas primeiras colocadas de cada bateria passam direto para as oitavas, a terceira fase. As perdedoras caem para a repescagem.
No masculino, a etapa de Bells inaugurou um novo formato. Todas as baterias são homem a homem, e não há mais repescagem. A primeira fase foi disputada entre o 17º e o 45º do ranking e mais três convidados. Os 16 melhores do ranking estreiam apenas na segunda fase, contra os vencedores da primeira. Quem passar vai para as oitavas-de-final. Tal formato, em 2009, é opcional: os organizadores de cada etapa decidem se querem adotá-lo ou não.
Com informações do site Globoesporte.com.