| 07/04/2009 08h55min
O Brasil teve uma notícia boa e outra ruim na primeira rodada da etapa de Bells Beach, na Austrália, pelo Circuito Mundial de surfe. A primeira notícia do dia (terça-feira no horário australiano) foi ruim: Heitor Alves foi eliminado com facilidade na terceira bateria pelo local Jay Thompson, por 14,66 a 6,60. Mas a boa notícia veio a seguir, na bateria número 7, com Jihad Khodr, que despachou o norte-americano Patrick Gudauskas, com 10,83 a 8,50. Jihad enfrentará agora o australiano Tom Whitaker, na décima bateria.
Nesta terça foram realizadas todas as 16 baterias da primeira rodada. A segunda rodada será realizada na manhã desta quarta-feira no horário local. A primeira chamada está marcada para as 7h30min locais (18h30min desta terça-feira em Brasília).
O outro representante brasileiro, Adriano de Souza, o Mineirinho, está em Bells Beach respaldado por um resultado de respeito no Circuito Mundial: na etapa de abertura, na também australiana Gold Coast, ele ficou em segundo – perdeu a final para o local Joel Parkinson. Tal façanha fez com que o paulista entrasse numa seleta lista. O adversário dele, na 11ª bateria, ainda não foi divulgado.
A etapa de Bells inaugura o novo formato no masculino. Todas as baterias serão homem a homem, e não haverá mais repescagem. A primeira fase será disputada entre o 17º e o 45º do ranking e mais três convidados. Os 16 melhores do ranking estreiam apenas na segunda fase, contra os vencedores da primeira. Quem passar vai para as oitavas-de-final. Tal formato, em 2009, é opcional: os organizadores de cada etapa decidem se querem adotá-lo ou não. Na primeira etapa, em isso não ocorreu.
As informações são do Globoesporte.com.