| 06/04/2009 14h34min
O norte-americano Kelly Slater não hesitou em colocar o brasileiro Adriano de Souza, o Mineirinho, como um dos favoritos ao título da etapa de Bells Beach do Circuito Mundial de surfe. A janela de espera da competição começa nesta terça-feira. Eliminado na terceira fase na Gold Coast, Slater confirmou que irá a Bells. Tanto ele quanto Mineirinho só estrearão na segunda fase, já que a etapa vai inaugurar o novo formato proposto pela Associação de Surfe Profissional (ASP).
– Basta olhar quem venceu e adicionar alguns meninos que estão famintos ou com potencial, como o Adriano (de Souza), o Dane (Reynolds), etc. Nem preciso falar do Mick (Fanning), do Joel (Parkinson) e do Taj (Burrow). Basta ver as performances deles em Bells nos anos anteriores – disse Slater.
Antes de Slater e Mineirinho, 32 surfistas entrarão em ação na primeira fase. Entre eles, dois brasileiros. O cearense Heitor Alves vai enfrentar o australiano Jay Thompson na terceira bateria. O paranaense Jihad Kohdr encara o americano Patrick Gudauskas na sétima.
A etapa de Bells vai inaugurar o novo formato no masculino. Todas as baterias serão homem a homem, e não haverá mais repescagem. A primeira fase será disputada entre o 17º e o 45º do ranking e mais três convidados. Os 16 melhores do ranking estreiam apenas na segunda fase, contra os vencedores da primeira. Quem passar vai para as oitavas-de-final. Tal formato, em 2009, é opcional: os organizadores de cada etapa decidem se querem adotá-lo ou não.
No feminino, o Brasil tem três representantes. Quinta colocada na Gold Coast, a paranaense Bruna Schmitz cai na terceira bateria contra a atual bicampeã mundial, a australiana Stephanie Gilmore, e a local Nikki Van Dijk. A cearense Silvana Lima estreia em seguida, contra as aussies Chelsea Hedges e Jessi Miley-Dyer. A catarinense Jacqueline Silva fecha a participação brasileira na sexta e última bateria, contra a australiana Samantha Cornish e a havaiana Melanie Bartels. As duas primeiras passam direto para as oitavas.
As informações são do Globoesporte.com.