| 06/04/2009 21h20min
O maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, que se tornou herói olímpico após a conquista da medalha de bronze nos Jogos de Atenas-2004, completou a Maratona de Paris, neste domingo, em 2h20min31seg, em 30º lugar, um resultado considerado bom para quem já está aposentado das competições.
O vencedor da Maratona de Paris foi o queniano Vicent Kipruto, com 2h05min47seg, recorde da prova. A etíope Atsede Bayisa, ganhou a corrida feminina em 2h24min42seg.
Vanderlei, de 39 anos, competiu para estimular um grupo de corredores brasileiros no ano da França no Brasil, mas foi recebido com festa. Reconhecido por seus resultados internacionais, o atleta foi convidado para integrar o pelotão de elite.
Usando o número 8, virou personagem de matéria do jornal francês L'Equipe, informando que o atleta agora corre por prazer. Deu entrevistas para a TV e cruzou a linha de chegada com o seu aviãozinho, gesto que marcou a medalha de bronze no Estádio Panathinaikos, em
Atenas.
— Ele oficializou sua
despedida do atletismo competitivo internacional. Correu à vontade agora que não tem compromisso com resultados, mas foi muito bem. Vanderlei saiu muito rápido no início e pagou o preço no fim, quando seu ritmo caiu — afirmou o técnico do brasileiro, Ricardo D'Angelo.
O fundista ainda seguirá treinando e, se estiver bem e surgir a oportunidade, correrá outra maratona no segundo semestre. O melhor tempo de Vanderlei nos 42,195 km da prova é de 2h08min31seg, obtido na Maratona de Tóquio (JAP), em 1998. Vanderlei não disputava uma maratona há um ano e fez sua despedida oficial do atletismo brasileiro na Corrida Internacional de São Silvestre, em São Paulo, em dezembro de 2008.
Apesar de seguir correndo porque gosta, Vanderlei, que completa 40 anos em agosto, reforçou que agora o seu papel será de estimular as pessoas, como padrinho de provas importantes no Brasil, ajudar na divulgação do esporte, e de patrocinadores que apoiam o atletismo.