| 05/04/2009 18h33min
Os rubro-negros e tricolores que acompanharam o clássico Fla-Flu deste domingo já puderam ter um belo aperitivo do que virá pela frente. O jogo foi repleto de emoção, e acabou com empate em 1 a 1 no Maracanã. Alan mais uma vez brilhou e marcou para o time das Laranjeiras e o estreante Emerson, aos 48 minutos do segundo tempo, empatou o placar para a equipe da Gávea. Com o resultado, os dois times voltam a se enfrentar pelas semifinais da Taça Rio.
O jogo começou movimentado. Pelos pés de Jônatas, o Flamengo oferecia perigo. O camisa cinco rubro-negro acertava bons passes e lançamentos, que não eram bem aproveitados pelos homens de frente, principalmente Josiel. Já o Fluminense explorava a velocidade de Everton Santos e Thiago Neves em cima do lateral-direito Egídio, que tinha dificuldades em acompanhar o adversário.
Cada time teve uma oportunidade clara. O chileno Fierro teve a maior delas, quando saiu cara-a-cara com Fernando Henrique, mas o chute não saiu bom e a bola foi para a linha de fundo. Em compensação, o Tricolor deu a resposta com Thiago Neves, que chutou de dentro da área e Ronaldo Angelim fez um leve e providencial desvio. O equilíbrio se manteve até o fim e o empate no primeiro tempo acabou sendo justo.
Na segunda etapa, o técnico do Flamengo, Cuca, tentou corrigir os erros de marcação tirando Egídio e colocando o jovem volante Lenon. Jônatas, machucado, deu lugar a Emerson, que fez sua estreia pelo Rubro-Negro. No entanto, as modificações não surtiram efeito e o Fluminense passou a comandar as ações.
O treinador do Fluminense, Carlos Alberto Parreira, sacou Maurício, que não vinha bem, para a entrada de Romeu. O Tricolor passou a ganhar o meio-campo e, a partir disso, as oportunidades começaram a ser criadas. Fred aguentou apenas 15 minutos do segundo tempo e deu vaga a Alan. O menino de Xerém mais uma vez mostrou ter estrela e, na primeira oportunidade, colocou para o fundo da rede após cruzamento de Mariano.
Após o gol, o Fluminense passou a administrar o resultado. Desorganizado, o Flamengo mal conseguia ameaçar. Porém, quando a torcida tricolor já começava a sair em festa do Maracanã, Emerson, que estreava justamente neste domingo, empatou, de cabeça, aos 48 minutos do segundo tempo, deixando assim, uma prévia do que será o clássico nas semifinais da Taça Rio.