| 03/04/2009 14h44min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta sexta-feira, em Londres, a candidatura do Rio de Janeiro para ser sede da Olimpíada de 2016. Lula alegou que a América Latina tem direito organizar um evento como os Jogos Olímpicos.
A capital inglesa, onde acontece a Cúpula do G-20 – que reúne os países mais ricos e os principais emergentes – sediará os Jogos de 2012. Já o Rio concorre com Tóquio, Chicago e Madri para receber a edição de 2016.
Lula enumerou diversos motivos pelos quais acredita que chegou o momento de o Brasil se transformar em sede olímpica. O presidente ressaltou que, desde a Cidade do México, em 1968, o evento não foi mais realizado na América Latina.
– Os Jogos estiveram na Europa, nos Estados Unidos várias vezes, no Canadá, no Japão, na Austrália. Acho que a Olimpíada não é só um privilégio do considerado mundo desenvolvido. A América Latina tem direito a organizá-la também – disse.
"Acho que hoje não existe um lugar melhor do que Rio, pela combinação mágica de tecnologia sofisticada com a beleza natural da cidade".
Por outro lado, o Comitê Olímpico Internacional (COI) deixou o Rio de Janeiro na lanterna entre as quatro candidatas que ainda disputam a chance de sediar os jogos. Por enquanto, Tóquio lidera a corrida, com 8,4 pontos, seguida por Madri (8,1) e Chicago (7).
Ignorando os resultados parciais do COI, Lula lembrou que o Rio aproveitará as instalações dos Jogos Pan-americanos de 2007, assim como da Copa do Mundo de 2014, que será disputada no Brasil.
EFE