| 01/04/2009 20h48min
O 14º Revezamento Volta à Ilha bateu recorde de inscrições nesta edição da prova, que é considerada a maior corrida da América Latina. As inscrições encerraram no dia 3 de fevereiro. Os atletas formam 380 equipes, divididas entre 3.500 participantes.
Em relação à última competição, são 30 novos grupos tentando dar a volta à Ilha de SC no menor tempo possível. A competição será disputada no dia 25 de abril, em Florianópolis, com participação de competidores de todo o País e da Argentina.
O roteiro da prova inclui mais de 20 pontos turísticos e praias da cidade. Em 150 quilômetros, o corredor e sua equipe atravessarão praias, dunas, estradas e outros desafios a partir do lado Oeste da Ilha.
— Participar do revezamento é sempre pensar coletivamente. A prova requer da equipe organização e preparação meses antes — reforça o professor Carlos Duarte, organizador do evento e presidente da Eco Floripa.
O professor observa
que o percurso mais temido da competição é o trecho do
Morro do Sertão do Peri, na Seção 19 (Sul da Ilha), quase no final da prova.
— O terreno é de chão batido, com uma subida íngreme que atinge 250 metros de altitude. A seguir vem a descida, onde os freios musculares e o equilíbrio corporal são muito exigidos — conclui.