| 23/03/2009 08h34min
O gaúcho Rodrigo Pedra Dornelles conquistou no domingo o Banrisul Open de surfe, na praia dos Molhes, em Torres. A segunda colocação ficou nas mãos de Thomas Hermes, seguido por Tanio Barreto e Rudá Carvalho. A competição foi válida como quinta etapa do Brasil Tour e terceira do circuito gaúcho.
Após um sábado de surfe em alto nível técnico, o domingo foi de luxo para atletas e o público, que compareceu em bom número na praia dos Molhes, em Torres. Durante todo o final de semana foram disputadas 44 baterias, com 80 surfista de todo o país, duelando pelos R$ 20 mil em prêmios, além dos 500 pontos no ranking da Abrasp e 2 mil para o circuito gaúcho.
Na bateria final a liderança na maior parte da disputa foi alternada entre Thomas Hermes (13.10) e Tanio Barreto (12.00). Rudá Carvalho (11.30) se esforçava, mas não conseguia surfar boas ondas para buscar a liderança da briga. Pedra (15.00) ficou em terceiro a maior parte da bateria, mas nos últimos cinco conseguiu sequência de manobras que lhe garantiu a vitória.
– Surfei mesmo estando gripado, foi importante sempre acreditar na vitória. Estou muito feliz por ter conquistado mais este campeonato. Dedico esta vitória a minha família, meu treinador e todos que sempre me apóiam em tudo na minha vida. A galera de Torres sempre está comigo. A vitória também é deles – disse Pedra.
Com este resultado, o surfista gaúcho ficou muito próximo de carimbar seu passaporte para o Super Surf 2010. Ele ocupa a primeira colocação no ranking gaúcho com 6.150 pontos, seguido por Daison Pereira, com 3.370. O terceiro colocado é Renan Borba, que tem 2.800.