| 10/03/2009 15h36min
O paraguaio Luis Maria Zubuzarreta assumiu o cargo de coordenador da Comissão Sul-Americana de Futsal e Futebol de Areia. A nomeação foi definida durante a reunião do mesmo comitê na sede da Federação Sul-americana de Futebol (Conmebol) no último sábado, em Assunção, capital paraguaia.
Zubizarreta foi presidente da Federação Paraguaia de Futebol de Salão nas décadas de 60, 70 e 80. Na mesa, estiveram presentes também o presidente da Conmebol, Nicolás Leoz, e do vice-presidente da entidade, o uruguaio Eugenio Figueiredo, além do presidente da Comissão Uruguaia de Futsal da AUF, José Enrique Romero e o presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo del Nero.
Além da mesa, também acompanharam a reunião representantes dos nove países formadores do Conesul, que foram: Vicente Mantilla (Equador); Justo Pastor Ampuero (Peru); Juan Chavarría e Héctor Gomez (Bolívia); Jorge Correa (Colômbia); Rafael Almarza (Venezuela); Hideraldo Martins e Vicente Piaza (Brasil); Maurício Catelani (Argentina); Carlos Silva (Uruguai) e Celso Maso (Paraguai).
Calendário definido
A reunião também definiu o calendário dos torneios sul-americanos para o ano de 2009. Ao todo, o futsal movimentará o continente com três competições, além do Grand Prix de Futsal, que será realizado no Brasil. Também serão disputadas competições pendentes do ano passado.
O Campeonato Sul-Americano de Clubes de Futsal – Zonal Sul de 2008 ocorrerá entre os dias 26 e 30 de maio em Jaraguá do Sul e, no mês de junho, será disputada a final do torneio, em São Cristóvão, na Venezuela. O Deportivo Táchira, da Venezuela, aguarda o vencedor do Zonal Sul para disputar a final.
Entre os dias 22 e 29 de agosto o Brasil recebe o 3° Campeonato Sul-americano de Futsal Feminino. As brasileiras, atuais bicampeãs sul-americanas, tentarão seu terceiro título no torneio, vencido em 2005 no Brasil, na cidade de Barueri, e em 2007 na cidade de Guayaquil, no Equador.
Já o Campeonato Sul-americano de Clubes de Futsal 2009 será realizado nos meses de setembro e outubro. O Zonal Sul, que contará com a presença de clubes da Argentina, Uruguai, Brasil, Chile e Paraguai, será realizado em setembro, na Argentina, enquanto o Zonal Norte, que conta com times de Colômbia, Bolívia, Peru, Venezuela e Equador, será disputado em outubro, na Bolívia.
O presidente da Conmebol, Nicolas Leoz, ressaltou a importância e o interesse despertados pelo futsal.
– O futsal vai tomando a força que sempre teve. Mas ainda há a necessidade de dar-lhe um maior ímpeto – salientou o dirigente.
Luis Maria Zubizarreta, por sua vez, destacou o calendário salonista no continente em 2009 e o apoio de Leoz ao esporte.
– Este será um ano muito atrativo pela quantidade de competições. Teremos também o Grand Prix no Brasil, que é praticamente um Mundial de Futsal, com seleções dos cinco continentes – observou.