| 09/03/2009 11h25min
Um finalista esperando seu adversário. Esta é a situação da última rodada do quarto turno da Superliga Masculina de vôlei 08/09, que será realizada nesta segunda-feira, às 18h30min. Se a Cimed já está classificada para a final da fase, pelo Grupo A, outras três equipes lutam para conquistar a vaga no Grupo B: Futuro (SP), Minas (MG) e São Bernardo (SP).
E se de um ‘lado’ as coisas já foram definidas e os times classificados para os play-offs já estão de olho no ‘mata-mata’, do outro a situação é bem diferente. A classificação está embolada e a única certeza é: quem perder estará fora da decisão.
O Futuro encara o São Bernardo, que será realizado no ginásio Plácido Rocha, em Araçatuba (SP). Se vencer por 3 sets a 0 ou 3 sets a 1, a equipe da casa estará na final. Se perder dois sets, o time de Araçatuba terá que torcer para o Minas perder ao menos um set.
Já o São Bernardo tem uma situação um pouco mais complicada. O time precisa vencer por 3 sets a 0, e ainda torcer para que o Minas perca dois sets. Se os mineiros perderem apenas um set, a classificação será decidida nos critérios de desempate da competição.
O Betim usará a última rodada do turno, contra a UCS, no ginásio Poliesportivo Maestro Silvério Faustino, em Itabira (MG), para se preparar. Visando os play-offs, o time mineiro está focado na fase decisiva.
Pretensões de UCS e Bento
No caso dos caxienses, que ocupam a oitava colocação, para avançar ao sétimo lugar é necessário ganhar e torcer para que o Futuro perca. Então, as duas equipes empatariam no número de pontos, e a decisão passaria a ser pela razão de sets, na qual a UCS teria chances de ultrapassar.
– Tivemos algumas derrotas por 3 a 2 que, se tivéssemos vencido, poderíamos estar mais longe. Porém, atingimos nosso objetivo, que era estar entre os oito – analisou o técnico Luiz André Port, o Gringo.
Outras duas partidas completam a rodada. Em Araraquara (SP), no ginásio Gigantão, o Náutico receberá o Bento Vôlei, enquanto em Santo André (SP), no ginásio Pedro Dell’Antonia, o Santo André jogará com o Vitória.
O Bento também tem a necessidade de vitória. A equipe de Rogério Ponticelli precisa ganhar e torcer por uma derrota do Santo André. Se conseguir chegar ao 10º lugar tem participação garantida na Superliga do ano que vem. Caso contrário, vai precisar disputar a Liga Nacional para reconquistar a vaga na elite do vôlei brasileiro.
– Fizemos todo o esforço para estar nesta Superliga, não trouxemos jogadores de fora e competimos do jeito que conseguimos. Ficamos contentes porque conseguimos superar nossa média de público – destacou o supervisor do Bento, Clemente Mieznikowski.
Os oito times classificados para as quartas-de-final já foram definidos. Cimed, Minas, São Bernardo, Ulbra, Betim, Unisul, Futuro e UCS são as equipes que continuam na luta pelo título. Vitória, Náutico, Bento Vôlei e Santo André estão eliminados.