| 28/02/2009 14h51min
Adriano de Souza, o Mineirinho, e Heitor Alves venceram suas baterias com facilidade e avançaram à terceira fase do WCT da Gold Coast, na Austrália, primeira etapa do Circuito Mundial de surfe. Já Jihad Kohdr não teve a mesma sorte e terá de disputar a repescagem da competição, que está sendo disputada na praia de Duranbah, após a transferência de Snapper Rocks por causa das condições ruins do mar.
Mineirinho conseguiu duas ondas válidas e com notas acima dos seis pontos. Com 12,80 no total, ele ficou oito décimos à frente do sul-africano Jordy Smith, que disputa agora a repescagem da etapa. O australiano Drew Courtney marcou apenas 8,57 na bateria.
Já Heitor Alves foi ainda melhor. Com um total de 13,67 pontos na soma de suas duas melhores ondas, o brasileiro superou o australiano Adrian Buchan por 1,37. Marlon Lipke, da Alemanha, ficou em último na bateria, mas disputará a repescagem junto com o surfista local.
Na última bateria,
Jihad foi punido por uma interferência na sua
terceira onda e como só pôde contar com metade da sua segunda melhor onda, ficou pressionado e não conseguiu superar o australiano Kieren Perrow, que conseguiu um total de 13,60 pontos e passou direto para a terceira fase. Jihad ficou com 9,61, em segundo, e em último apareceu o sul-africano David Weare.
Slater começa luta pelo 10º título
O americano Kelly Slater começou a luta pelo décimo título mundial com vitória na primeira fase do WCT da Austrália. Ele passou boa parte da bateria na segunda posição, mas se recuperou na parte final e terminou com 12,17 pontos, 1,17 à frente de Dayyan Neve, da Austrália. Daniel Wills, também local, ficou em terceiro lugar. Os dois últimos disputam a repescagem. O eneacampeão avançou à terceira rodada.
As informações são do Globoesporte.com.