| 26/02/2009 15h08min
A temporada de 2009 da Fórmula-Truck terá duas atrações internacionais: um caminhão da marca alemã MAN e um piloto austríaco. Egon Allgauer, que já foi campeão da Super Truck européia em 2002, confirmou presença na categoria brasileira.
O piloto austríaco, que conhece a F-Truck brasileira desde 2002, disse ao site oficial da categoria que é um grande fã do campeonato criado por Aurélio Batista Félix e que desde o primeiro contato tem vontade de correr aqui no Brasil.
– Esse sempre foi o plano em que eu e o Aurélio trabalhamos. Nosso sonho sempre foi internacionalizar a Fórmula Truck e juntar as duas categorias – disse Egon.
O caminhão MAN, sétima marca a participar da categoria, foi construído na oficina da ABF, em Santos (SP). O primeiro motor vem de Nuremberg, na Alemanha, fabricado por uma empresa fundada há mais de 250 anos, segundo o piloto austríaco.
Ainda de acordo com Egon Allgauer, os dois campeonatos também têm algumas diferenças de regulamento, mas que com o tempo podem ser aproximadas. Na Europa, o caminhão tem peso mínimo bem maior (5,5 mil kg), não é permitida a cambagem negativa usada no Brasil, mas tem um pneu especial de corrida.
Os motores têm sua potência limitada, com a velocidade máxima de 160 km/h. No Brasil, o F-Truck chega a atingir 230 km/h no final de reta e apenas em um ponto é obrigado a passar a 160 km/h. Mas Allgauer promete se adaptar rapidamente no Brasil.
– Estou bem preparado para a etapa de Guaporé com meu novo MAN feito segundo o regulamento brasileiro e estou curioso para conhecer meus adversários dentro da pista – declarou o austriaco.
A Fórmula Truck conta ainda com outro piloto estrangeiro, o argentino Gastón Mazzacane, que fez sua estréia no ano passado. A primeira etapa acontece no dia 8 de março em Autódromo Internacional de Guaporé (RS), com largada prevista para às 13h (de Brasília).
CLICRBS