| 24/02/2009 03h11min
A Portela entrou na Sapucaí à 1h47 desta terça-feira para louvar o amor. O enredo “E por falar em amor, onde anda você?” explorou o sentimento desde Antiguidade, na Índia e na África, até os dias de hoje, com os relacionamentos amorosos online. Além disso, foram mostradas lendas clássicas sobre o assunto.
A agremiação levou à avenida um desfile muito colorido, ao contrário do que costuma fazer. A escola desfilou com 39 alas, 7 alegorias e 4.200 componentes.
A história do Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda foi o tema da Comissão de Frente da Portela. A águia da escola, uma das alegorias mais esperadas, representou O Feitiço de Áquila. Já o segundo carro retratou o Taj Mahal, uma das maravilhas do mundo moderno, que foi construído por um imperador em homenagem à esposa morta. O tamanho da alegoria impressionou.
Luma de Oliveira entrou como rainha de bateria após três anos de afastamento da Sapucaí. Os cantores
sertanejos Zezé di Camargo e Luciano
desfilaram no carro Vozes do Brasil. Adriana Lessa fora algumas das celebridades a desfilarem pela escola.
Para o comentarista Cláudio Brito, as alas formadas pela comunidade estavam excelentes. Segundo ele, o desfile correu sem sobressaltos. Brito considera Beija-Flor e Vila Isabel as melhores da primeira noite, com esta última tendo alguma vantagem. Para ele, caso nenhuma delas seja a campeã, a Portela é forte candidata, especialmente devido à ausência de sobressaltos no desfile.
Já para o comentarista Mathias Flach, a agremiação pode perder pontos devido à inferioridade de opulência nas fantasias e alegorias com relação às demais escolas. Mesmo assim, a Portela deve ganhar pontos na bateria e no conjunto. Flach conclui que a escola teve desfile bonito e organizado, mas pode ser que não seja a campeã.