| 14/02/2009 14h41min
O mar já começou a reagir, mas todas as previsões indicam que as ondas estarão melhores no último dia do WQS de Fernando de Noronha (PE). O início das quartas-de-final foi anunciado para as 10h, deste domingo na praia Cacimba do Padre e a vitória vale a liderança nos rankings do World Qualifying Series (WQS) e do sul-americano profissional do ASP South America Surf Series 2009. Oito brasileiros vão disputar o título esse ano, com Raoni Monteiro tentando um inédito bicampeonato na ilha das melhores ondas do Brasil. Ele e o também carioca Leonardo Neves brigam pela primeira vaga nas semifinais.
Quem passar por essa, enfrenta quem sair do confronto entre o catarinense nota 10 Marco Polo e Márcio Farney. A chave-de-baixo será inaugurada pelo duelo dos baixinhos: a surpresa Ian Gouveia, 16 anos, filho de Fábio Gouveia, com o campeão do ASP Tour no Tahiti, Bruno Santos. Na última quarta-de-final, o pernambucano Bernardo Pigmeu pega o outro único surfista nota 10 nos tubos da Cacimba
esse ano, Marcelo
Trekinho.
O novo líder neste início da corrida pelas 15 vagas do WQS para o Dream Tour será definido neste domingo em Fernando de Noronha, o primeiro grande evento da temporada. Os oito candidatos ao título já garantiram 1.300 pontos nas quartas e seis deles dividem o sétimo lugar no ranking.