| 31/01/2009 17h54min
Napoli e Udinese fizeram a partida de abertura da 22ª rodada do Campeonato Italiano, neste sábado e empataram em 2 a 2. O jogo foi bastante equilibrado e teve direito à um golaço da equipe visitante. Um protesto organizado pela Associação de Jogadores Italianos (AIC, em italiano) atrasou o início da partida em 15 minutos. A manifestação já havia sido anunciada pela AIC. As informações são do site Globoesporte.com.
No primeiro tempo, as duas equipes começaram apenas estudando o adversário. Pelo lado do Udinese, o atacante Di Natale foi quem mais levou perigo. No entanto, foi o Napoli quem abriu o placar. Aos 24 do primeiro tempo, Lavezzi chutou e a bola desviou em Lukovic, enganando o goleiro Handanovic. Três minutos mais tarde, o time da casa ampliou com Hamsik, de cabeça, após cruzamento de Gargano pela direita.
A reação do Udinese começou aos 32. Cannavaro cometeu pênalti em Zapata. Di Natale cobrou e diminuiu. No último lance do primeiro tempo, Isla lançou Quagliarella, que emendou de primeira e marcou um lindo gol, de voleio, empatando a partida.
Na segunda etapa, o Napoli começou melhor. Lavezzi infernizou a defesa do Udinese desde o primeiro minuto, quando arriscou com perigo. Quagliarella respondeu rápido, com uma boa cabeçada defendida por Navarro.
Durante quase todo o segundo tempo, a partida foi equilibrada, à exemplo da primeira etapa. Os jogadores do Napoli ainda pediram a marcação de um pênalti aos 44 minutos da etapa final, mas o juiz mandou seguir. Apesar de muito pegada, poucos cartões amarelos foram dados pelo árbitro: apenas dois, todos para o Udinese.
Com o resultado, o Napoli chegou a 34 pontos, na sétima colocação, enquanto o Udinese ficou com 27, em 12º.