| 18/01/2009 18h11min
O Novo Hamburgo realizou, na tarde de sábado, o último amistoso antes da estreia no Campeonato Gaúcho diante do Ypiranga de Erechim, no Novo Estádio. O adversário foi o Americano, campeão Sul-brasileiro de amadores em 2008. O jogo foi disputado no Estádio João Renato Feltes, no bairro Canudos, e o Noia venceu por 3 a 0. Os gols foram de Maicon Sapucaia, Luis Henrique e Roger.
Antes de iniciar a partida, jogadores do Novo Hamburgo e Americano se reuniram no centro do gramado para rezar em homenagem ao atacante Claudio Milar, o zagueiro Régis e o preparador de goleiros Giovani Guimarães, mortos no acidente que envolveu a delegação do Brasil-Pe na noite de quinta-feira. O primeiro gol da partida foi marcado pelo meia Maicon Sapucaia, aos seis minutos. O zagueiro Luis Henrique cruzou a bola na medida para Sapucaia cabecear.
Aos 22 minutos da etapa inicial, a zaga Anilada não afastou, o lateral-direito Teco estava entrando na grande área quando foi derrubado pelo goleiro Weslin. Na falta, o volante William reclamou com o árbitro Luis Antônio da Silva e foi expulso. Mateus entrou no seu lugar. Na cobrança da falta, Clebinho chutou a bola no travessão e assustou o Noia.
Melhor em campo, o Novo Hamburgo fez o segundo gol da partida aos 42 minutos. Após cruzamento na área, o zagueiro Luis Henrique escorou de cabeça para ampliar o placar, 2 a 0 para o Noia. O time comandado por Gilmar Iser ainda perdeu dois gols com o atacante Murilo, que chutou para defesa de Felipe. Final do primeiro tempo: Novo Hamburgo 2 a 0 em cima do Americano.
O time Anilado para o segundo tempo voltou com duas substituições. O goleiro Ricardo Martini entrou no lugar de Weslin e André na vaga de Sandro Blum, mudando o esquema de jogo para o 4-4-2. O Novo Hamburgo seguiu pressionando o time de Canudos. A primeira grande chance foi aos 11 minutos, com o volante Geninho, que na entrada da grande área chutou forte no travessão. Aos 13 minutos, o atacante Murilo arriscou de fora da área e bola passou muito perto.
O técnico Gilmar Iser aproveitou o segundo tempo para colocar em campo os jogadores que estavam no banco de reservas. O time Anilado ampliou o placar para 3 a 0, aos 28 minutos, com o meia-atacante Roger, que dominou a bola e soltou um forte chute para fazer o terceiro gol.
O Novo Hamburo atuou com Weslin (Ricardo Martini); Sandro Blum (André), Paulo César (Flaviano) e Luis Henrique (Roger); Eder (Diego Caju), William Feijó (Mateus), Geninho (Lucas), Maicon Sapucaia e João Paulo (Vinícius); Murilo (Miguel) e Giancarlo.