| 17/01/2009 20h14min
O Barcelona encerrou sua participação no primeiro turno do Campeonato Espanhol ao atropelar o Deportivo La Coruña por 5 a 0, no Camp Nou. O destaque da partida, válida pela 19ª rodada, foi o trio de atacantes do Barça, formado por Lionel Messi, Samuel Eto'o e Thierry Henry. O lateral-direito brasileiro Daniel Alves também teve boa atuação.
A equipe da casa abriu o placar aos 21 minutos do primeiro tempo, quando Messi levou a melhor sobre os marcadores, invadiu a área e tocou com categoria na saída de Aranzubia.
O segundo gol saiu apenas seis minutos depois. Em jogada iniciada por Messi, Daniel Alves levantou na área e Henry completou de cabeça.
Aos 41, Daniel e Messi fizeram outra boa jogada e o brasileiro cruzou para Keita, que cabeceou nas mãos de Aranzubia. Eto'o aproveitou o rebote e ampliou. A equipe catalã passou a administrar a vantagem e só fez o quarto gol aos 37 do segundo tempo, com Henry.
Aos 39, Aranzubia levou cartão vermelho após cometer um pênalti no zagueiro Puyol. Como o Deportivo já havia feito as três substituições, o meia Juan Rodríguez foi para o gol. Eto'o converteu a cobrança e deu números finais ao jogo em 5 a 0.
Os catalães encerraram o primeiro turno com 50 pontos, um recorde na era dos campeonatos com três pontos por vitória (desde 1995-1996). No momento, o Barça tem 15 pontos de vantagem em relação ao segundo colocado (Real Madrid, que joga domingo).
Renato marca na vitória do Sevilla
O volante brasileiro Renato foi o herói do Sevilla na vitória por 1 a 0 sobre o Numancia. O time treinado por Manolo Jimenez só abriu o placar aos 36 minutos do segundo tempo. Jesus Navas cruzou da direita e a bola sobrou para o ex-jogador do Santos, que chutou rasteiro no canto do goleiro Javi Varas.
Com o resultado, a equipe de Sevilha foi a 38 pontos e assumiu a vice-liderança. No entanto, o Real Madrid poderá voltar à segunda posição neste domingo.
Para isso, basta vencer o lanterna Osasuna, em casa. Já o
Numancia é o 15º, com 20 pontos.