| 10/12/2008 13h01min
Uma temporada nunca foi tão ruim para o surfe brasileiro como a de 2008. Um dos melhores surfistas do país em 2007, Leonardo Neves deu adeus à elite mundial. Assim como Rodrigo Dornelles, o Pedra, o atleta caiu, nesta terça, na estréia no Pipeline Masters, a mais famosa etapa do Circuito Mundial, em Oahu, Havaí, e viu Heitor Alves também ser eliminado. A este, para se manter no WCT de 2009, resta torcer por tropeços de seus rivais. As informações são do GloboEsporte.com.
Jihad Kohdr foi outro que perdeu na estréia, mas ele já estava garantido na próxima temporada, assim como Adriano de Souza, o Mineirinho, que ainda vai estrear em Pipe. Com no máximo três surfistas em 2009, o surfe brasileiro sela seu pior desempenho na história desde que o circuito foi dividido em elite e acesso, em 1992, quando apenas Teco Padaratz e Fábio Gouveia competiam.
Heitor é o único atleta do país que ainda pode se classificar. Neco Padaratz, com problemas nas costas, tinha pedido uma vaga de convidado, pois não disputou as últimas etapas. A Associação dos Surfistas Profissionais (ASP), no entanto, anunciou que ele pediu para que a vaga fique para a temporada 2010 porque ainda não se encontra em condições de competir.
Depois do anúncio sobre as condições de Neco, o dia ruim do Brasil terminou com a eliminação de Leo Neves, diante do australiano Daniel Wills, surfista que vai se aposentar. Leo chegou a dividir as ondas com Heitor - no sistema de baterias Dual Heat. O cearense perdia para o havaiano Dusty Payne, líder da Tríplice Coroa Havaiana. Assim que entrou na água, o carioca tirou um tubo, mas sem sucesso (1,50). E Wills mostrou estar disposto a se aposentar em grande estilo. Ganhou 7,83 e assumiu a ponta.
Daniel tirou 8,43 e deixou o brasileiro em combinação, ou seja, precisando de mais de uma nota 10 para virar. Mas Leo reagiu, fez 5,33 e 6,77. Saiu da combinação, mas não achou o 9,49 de que tanto precisava.
Leo dá adeus ao WCT depois de duas temporadas na elite. Pedra, que perdeu na primeira fase para o havaiano Torrey Meister, também sai após dois anos seguidos. Antes, ele tinha disputado em 2001 e 2002. A Heitor, resta torcer para que seus adversários não o ultrapassem. Ele é o 24º do ranking que mantém os 27 primeiros na elite em 2009.