| 08/12/2008 18h22min
Após uma semana com ondas perfeitas, Pipeline deu folga aos surfistas nesta segunda, primeiro dos 13 dias da janela de espera da última etapa do Circuito Mundial (WCT). Os organizadores preferiram adiar o início da competição que fecha a Tríplice Coroa Havaiana. Três brasileiros estão na berlinda: Heitor Alves, Leo Neves e Rodrigo Dornelles, o Pedra, tentam se manter na elite.
Pipeline também decidirá o campeão da Tríplice Coroa. O havaiano Dusty Payne é o líder, seguido pelo australiano Joel Parkinson e pelo taitiano Michel Bourez. O atual campeão é o australiano Bede Durbidge.
Além de novamente usar o sistema Dual Heat – duas baterias ao mesmo tempo –, Pipeline estreará um formato inédito. Os surfistas da elite serão divididos em três fases de 16 baterias homem a homem. Os 16 últimos entrarão na primeira, junto com os convidados. Quem vencer, enfrentará um dos surfistas que ocupam da 17ª à 32ª colocação. Desta fase sairão os adversários dos 16 cabeças-de-chave. O formato será adotado em algumas etapas de 2009.
As informações são do site Globoesporte.com.