| 09/12/2008 12h10min
O Grêmio deve ceder na tentativa de manter Rafael Carioca até o fim da Libertadores. O presidente eleito Duda Kroeff admitiu que o negócio com o Spartak Moscou está encaminhado. O volante de 19 anos deve ser vendido por 5 milhões de euros (cerca de R$ 16 milhões). Há chances do negócio ser fechado à tarde e o jogador pode viajar ainda nesta terça para a Rússia.
Ao todo, 60% dos direitos econômicos de Rafael pertencem ao Grêmio e 40% são do Profute, clube carioca em que o jogador foi formado. Por ter interesse em que a negociação seja fechada, o Profute pode ceder 20% a que tem direito. Assim o Grêmio receberia 4 milhões de euros e os cariocas, 1 milhão.
A idéia do clube gaúcho é utilizar o valor para fazer contratações visando à Libertadores. Os nomes dos atacantes Washington, Iarley e Wellington Paulista são especulados, sendo que o último estaria mais próximo do Olímpico. O Grêmio também busca jogadores para as laterais e o meio-campo.
Após
sondagens de Santos e Cruzeiro, o diretor
executivo de futebol Rodrigo Caetano estaria nos planos do Fluminense. Ele seria o nome mais forte para ocupar a vaga de Branco, que deixou o clube carioca.
Em vídeo, a rodada decisiva do Brasileirão na perspectiva do torcedor: