| 30/11/2008 11h38min
Aos 38 anos, Jeff Gordon voltou a andar de kart no Desafio das Estrelas, que será disputado neste domingo em Florianópolis. Para compensar o tempo perdido, já que não sentava em um veículo como este desde a infância, o americano pediu conselhos a Rubens Barrichello, veterano da Fórmula 1 e reconhecidamente talentoso.
Quatro vezes campeão da Nascar, em 1995, 1997, 1998 e 2001, Gordon comemorou o fato do Kartódromo dos Ingleses ter sentido anti-horário. A maioria das curvas são para a esquerda, assim como nos ovais americanos.
— Ainda bem que o circuito é para a esquerda. Gostei muito da pista, ela é bem divertida e tem curvas desafiadoras — disse Gordon à reportagem do Globoesporte.com.
Mas o tempo longe dos karts falou mais alto na hora da classificação. Nem as dicas de Barrichello, terceiro no grid, ajudaram Gordon, que sai apenas na 25ª e penúltima posição neste domingo. Um dos conselhos do brasileiro foi a quantidade de combustível para o treino — sete litros, para ser mais exato.
Ao contrário de seus compatriotas americanos, Jeff Gordon elogiou os pilotos da Fórmula 1, categoria que é praticamente ignorada por lá. Após um teste com a Williams, em 2004, ele contou que adquiriu respeito por eles. O piloto da Nascar disse que a força a que o pescoço é submetido é muito grande. Na Stock Car dos Estados Unidos, assim como na brasileira, a grande dificuldade é o forte calor dentro do cockpit.